TokuBahia - Recomenda #6

Um dos maiores sucessos na TV brasileira no final dos anos 80, O Fantástico Jaspion se tornou o maior ícone desta geração que estava estagnada a assistir desenhos animados, que apesar de legais, eram limitados e padronizados, como por exemplo, HE-MAN e SHE-RA.


Jaspion foi a quarta série Metal Hero a ser apresentada no Japão, em 1985. Com roteiro do veterano Shozo Uehara e criação de Saburo Hatte, Jaspion deu um novo ânimo a franquia que apresentava um certo desgaste ao explorar o tema Uchuu Keiji - Policiais do Espaço, apresentados anteriormente, cujos os representantes eram Gavan, Sharivan e Shaider.


No planeta Edin, situado a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.

Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de Edin os equipamentos que construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.

Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang), o Professor Nambara e seus filhos, Kanoko e Kenta


Com um roteiro muito bacana, que misturava elementos de séries clássicas como Ultraman e Ultraseven, mais o conceito dos tokusatsus que estavam em evidência, como os já citados Policiais do Espaço, Jaspion rendeu 46 episódios, com muita ação, emoção e fantasia. O ator que interpretou Jaspion chama-se Seiki Kurosaki, também era dublê da JAC (Japan Action Club, atual JAE) e fazia muitas cenas de ação, porém nunca vestiu a armadura do herói, que ficava a cargo de outro dublê. Após deixar a carreira de ator, vive atualmente como instrutor e guia de mergulho submarino no litoral de Okinawa, juntamente com sua esposa e filho, a serviço da empresa Mother Earth (Mãe Terra).

Há dois anos, a FOCUS Filmes lançou em DVD a série completa, com direito a lata de luxo para colecionadores, além cards e um bonequinho de vinil bizarro do herói! Os saudosistas, como eu fizeram a festa.


Jaspion é o maior exemplo da popularidade que os heróis japoneses tiveram no Brasil. Uma pena a geração atual não conhecer o fascínio que esses tokusatsus exercem.

Matéria por - Jorge (Desabafo Franco)

My Instagram