Matéria por - Raphael Maiffre
Revisão - Leonardo Cruz
Sobre o enredo:
Carros de corrida são a bola da vez em Go-Onger |
Apesar do Sentai ser engraçado e com uma história alegre, teve um final um pouco apocalíptico. Em resumo, a série começa num tom mais divertido e no final caminha para algo mais sério e direto.
O Mundo das Máquinas (マシン ワールド Mashin Wārudo) é um dos 11 Braneworlds (ブレーン ワールド Burēnwārudo)Mundos paralelos diferente do nosso. O Mundo das Máquinas é o lar de seres gigantes chamados de (Engines) veículos Motores que trava uma guerra contra os Gaiark que desejam poluir o mundo deles. Que após sua derrota fugirão para o Mundo dos Humanos (ヒューマン ワールド Hyūman Wārudo) que seriam os três Ministros da Poluição, vendo o mundo humano como uma localização mais fácil para criar seu paraíso ideal.
Os seis Engines conseguem persegui-los, selecionando cinco pessoas para se tornarem seus parceiros, os Go-onger. A futura equipe formada por Go-on Wings são os Engines Aérios, assim como os Engines Ancestrais, todos se unem para lutar contra os Gaiark assim como outros vilões de outros Mundos.
RPM traz elementos de "MadMax" e "Exterminador do Futuro" |
Em toda temporada são nítidos os elementos extraídos de filmes conhecidos como "MadMax" ou "Exterminador do Futuro", e um tom sombrio que vão do tratamento de vídeo até o enredo de alguns episódios. A série infelizmente não teve boa repercussão para os fãs mais novos, que talvez esperassem algo mais divertido e de fácil entendimento (em alguns momentos).
Sobre os Personagens:
Sousuke o grande líder e Scott o RPM vermelho |
Scott, de RPM, era cabeça forte, imprudente e vivia em constante conflito com o seu pai. Felizmente, em RPM, não temos muito foco no Ranger Vermelho que, para mim, foi inferior a Sousuke.
Flynn e Renn os cerébros das equipes |
Assim como Flynn, Renn era o "cérebro" dos Go-Onger, além de ser um cozinheiro. Além disso, diferentemente dos outros, ele tinha uma espécie de coração gentil. Entre os dois, o mais interessante é o Flynn.
Summer e Saki, parecidas, mas diferentes |
Dillon o melhor Ranger Preto e Gunpei o "sério". |
RPM é uma das poucas temporadas onde um dos outros rangers tem mais foco do que o Ranger Vermelho. Mighty Morphin Power Rangers "Season 2" foi, provavelmente, a primeira temporada onde acontece isso onde Tommy tinha mais foco que Jason ou Rocky.
Aqui, Dillon recebe mais foco do que Scott, que era uma boa mudança para mim. Dillon é introduzido como um personagem com um estereótipo ruim. Ele tinha um hardware "Venjix" implantado quando foi capturado. Ele também tinha uma história intrigante em que um dos vilões tinha uma ligação com o seu passado.
Entre os cinco Go-Ongers originais, Gunpei é o sério. Ele se vê como o "profissional" bem como Hoji de Dekaranger, embora Gunpei é muito idiota às vezes. Ele lembra Ryuunosuke de Shinkenger. O melhor dos dois é o Dillon.
Ziggy e Hanto, os personagems cômicos |
Hanto por outro lado foi o playboy do grupo, e muitas vezes tentou alguns empregos para ajudar os Go-Ongers a pagar às despesas ou apenas para tentar pegar algumas meninas. Hanto é legal, mas Ziggy é hilariante.
Gemma e Gem, Miu e Hiroto, os especiais |
Enquanto isso, Hiroto e Miu são os personagens mais sérios de Go-Onger, em nítido contraste com os outros cinco Go-Ongers com exceção do Gunpei. Na verdade, no início Miu e Hiroto são como idiotas (especialmente Hiroto), a ponto de não reconhecer os outros cinco Go-Ongers, bem como Hoji e Tetsu de Dekaranger. Eventualmente, eles crescem para fora de suas atitudes e não apenas reconhecem os Go-Ongers, mas tornam-se também bons. Gem e Gemma são bons, mas Hiroto e Miu são muito melhores, especialmente os episódios de desenvolvimento de caráter de ambos.
Os Mechas e Zords - Talvez o que mais tenha incomodado os fãs dos Super Sentais foram os mechas dessa temporada. Críticas variadas dos mais diversos sites e revistas especializadas comparavam os veículos de combates mechas como versões japonesas do filme "Carros". RPM também herdou esse problema, já que é uma adaptação, os que os americanos fizeram foi omitir as "conversas entre os mechas" e as "histórias em quadrinhos" para dar uma sensação mais pesada para a série. No entanto, ambos Mechas e Zords não prejudicam as séries, apenas um pequeno aborrecimento.
Resumo final - No geral, RPM tem enredo muito melhor, especialmente o tema de universo "pós-apocaliptico". Embora a história de Dillon e Tenaya parecer um pouco com a de Andros e Karone de "Espaço", a série teve um ótimo desenvolvimento, e durante a primeira metade da temporada fez muito para desenvolver seus personagens. Seus episódios de desenvolvimento do caráter estavam entre alguns dos melhores da história dos "Power Rangers". Dito isto, acho que Go-Onger também teve sua parcela de escrever uma boa história também. Go-Onger tinha momentos emocionantes como mencionado acima, mesmo com partes "infantis".
2 comentários
Muito boa a matéria, estou assistindo agora o Power Ranger RPM, e de início achei muito boa, já assisti 5 episódios e cada vez mais com os comentários positivos que vejo, me da mais vontade de assisti-la completa.
ResponderExcluirO seu texto foi bastante compacto, não passa spoilers, passa uma boa sinopse.
Muito legal. :)
Muito boa a matéria, estou assistindo agora o Power Ranger RPM, e de início achei muito boa, já assisti 5 episódios e cada vez mais com os comentários positivos que vejo, me da mais vontade de assisti-la completa.
ResponderExcluirO seu texto foi bastante compacto, não passa spoilers, passa uma boa sinopse.
Muito legal. :)