Quando se fala em Tokusatsu, logo vem a cabeça "guerreiros coloridos", "Motoqueiros Guerreiros", "Rôbos Gigantes". A verdade é que Tokusatsu é muito mais que isso, é uma paixão, e, como eu li uma certa vez em algum portal, "É um estilo de vida". Desde que o Toku Bahia surgiu em Salvador, os fãs de Tokus vêem se mobilizando para promover essa vertente da cultura pop japonesa, seja pela internet ou até mesmo no boca a boca.
Texto - Raphael Maiffre
Colaboração - Henrique e Robsón "Lula"
Revisão - Leonardo Cruz
O dia 11 de Feveiro de 2012 poderia ser um dia como qualquer outro, mas não era. Naquele sábado estava para acontecer a primeira edição do Cinepólitan, o novo projeto do Grupo Anipólitan que visa promover a cultura pop japonesa através de amostra de vídeos em locais especializados. Parece que foi obra do destino ou até mesmo pura coincidência, mas, de fato a primeira edição desse novo evento seria sobre Tokusatsus. O Toku Bahia se juntou com o Grupo e ambos promoveram o evento, que em seu escopo tinha a proposta de não só difundir o Tokusatsu, mas também promover a caridade. Foi cobrado no evento 1 Kg de alimento não perecível para uma instituição de caridade.
A greve infelizmente fez com o que o público fosse um pouco menor, mas isso não significou em nenhum momento desanimação ou cara feia por parte da platéia, muito pelo contrário, todos ficaram bastante animados e uma energia sem precedentes tomou conta da Sala Walter Silveira, localizada na Biblioteca Central.
A programação contou com personagens novos e antigos desse imaginário que cresce a cada ano. No primeiro bloco tivemos a exibição de Kamen Rider Fourze e do filme "Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle". Depois do rápido intervalo, e a exibição de trailers dos próximos lançamentos, era chegada a hora da sessão nostalgia. Winspector, Changeman e Flashman preencheram os minutos que faltavam para o termino do evento com maestria, e os aplausos e gritos formaram uma orquestra de fãs que relembraram por um momento a sua infância.
Henrique, o mais novo membro do Toku Bahia falou um pouco sobre o evento:
"Pela manhã eu estava no trabalho, doido pra chegar meio dia e eu sair de lá. No ônibus os meus pensamentos eram... O que será que vou ver por lá? Eu sabia que iria ter Kamen Rider ou algum Super Sentai, mas quais seriam exibidos?.
Não consegui conter tamanha felicidade em ir um eventos desse gênero e ainda por cima reencontrar amigos que curtem também os Tokusatsus. Fiquei arrepiado ao assistir os lendários e majestosos Changeman, Flashman e Winspector. Resumindo o evento foi muito, muito bom, o único porém que eu deixo é a tristeza dele ter terminado um pouco mais cedo devido à greve da PM e uma sugestão para um próximo evento é a exibição dos Xerifes Espaciais."
Outro que também deu seu depoimento pessoal, foi o integrante Robson "Lula":
"Pois é, sábado, dia 11 de Fevereiro de 2012; pra qualquer pessoa um dia normal como todos os outros, mas pra mim foi um dia especial bem antes de surgir.
Afinal neste dia foi realizado um dos mais importantes eventos públicos voltados à cultura japonesa: Cinepolitan 2012.
Esta 1ª edição realmente prometeu, e fez cumprir sua promessa (agitar os corações dos fãs e pessoas presentes ao evento), infelizmente em tempo curto. Pra mim, este dia eu vinha a pensar nele desde o ínicio de 2012. Fiquei muito ansioso só de pensar em chegar lá o mais rápido possível, contando os dias pra q eu tivesse vendo todas as novidades do Universo Tokusatsu e relembrar a nostalgia da minha época de guri.
Após o precoce término desse evento, me senti realizado e feliz por tambem rever várias amizades e conhecer pessoas novas e que estão engatinhando neste mundo que eu faço parte há muitos anos.
Agradeço a todos q fizeram com que esse evento se tornasse real principalemnte a Raphael Palma (CEO do TokuBahia) que me incentivou e me acolheu como seu mais novo guru do Mundo do Tokusatsu."
O Toku Bahia quer agradecer a você que compareceu à primeira edição do Cinepólitan. Como imaginávamos o evento foi um sucesso! Mesmo com a greve .Um abraço para aqueles que vibraram a cada Tokusatsu exibido, e para os outros que ficaram enlouquecidos quando viram “Gyodai” em ação na telona.
Nós Raphael Palma Maiffre, Breno Scafura, Róbson Lula, Henrique, Everton e Matheus, do Toku Bahia, agradecemos e aprovamos também à aposta do "Grupo Anipólitan" em fomentar ainda mais a cultura pop oriental na Bahia, e acreditar em nós como um de seus parceiros. Quem agradece também é o “Trabalho de Promoção Social – Badu” que recebeu as doações nesse dia magnifico.
E vocês acham que para por ai? Se preparem, tem muita novidade a caminho.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário