Uma série de aniversário que possui várias aparições de atores antigos parece ser considerada pelos fãs como a melhor série, mesmo que a qualidade não seja tão boa. Agora eu poderia falar que Kaizoku Sentai Gokaiger é a melhor série Super Sentai, mas não me sentiria bem ao falar isso. Jetman, Dairanger, Shinkenger e Timeranger, todos possuem pontos positivos que têm lugar especial no meu coração.
Editorial - Lavender Ranger
Tradução - Leonardo Cruz
Revisão - Raphael Maiffre
Mas esses são meus favoritos. Muitas pessoas gostam de outras séries e acham que a sua é a melhor. Então isso não será um debate sobre qual é a melhor série Super Sentai. Gokaiger está definitivamente no Top 5. Outra série de aniversário como Gaoranger pareceu superficial, com pouco desenvolvimento nos personagens e um enredo sem um final satisfatório. Boukenger foi uma série de aniversário e fez muito bem nessa parte.
Diferente de Boukenger, que teve sua própria história com monstros parecendo robôs gigantes do passado e de seguimentos seguintes, Gokaiger incorporou vários elementos de séries passada, além de Vs. Cinema (Versus specials).
Dez Razões porque Gokaiger é excelente.
A razão pela qual eu falo que é o melhor toku é que não só são pagos tributos aos Super Sentais anteriores, mas tem sua própria história independente, possui excelente desenvolvimento de personagens e quase todos os episódios mantém as coisas interessantes e confundem as convenções Sentai (como as cores que as mulheres podem ser).
1. Aparições de atores antigos.
Nem mesmo a idéia de conseguir um ator de cada um das 34 equipes anteriores parece fácil. Muitos fãs acreditaram que um tributo poderia ser feito para cada uma das 34 séries em 51 episódios, mas não foi exatamente dessa forma. Nós acabamos vendo mais de um membro de cada equipe, nos finalmente vimos um membro de cada equipe no final. No inicio pareceu que seriam apenas Rangers Vermelhos, mas depois do episódio 20 começamos a ver outras cores. Foi extremamente difícil encontrar alguns atores. Por evidencia da aparição de Goushi no episódio 50, foi provavelmente difícil se concentrar em um ator de Zyuranger.
Mas voltaremos aos tributos. Também, no episódio 40, nós finalmente tivemos uma conclusão para a velha história a cerca de Domon/TimeYellow e do filho que ele deixou em 2000, Os gokaigers se tornam amigos do garoto.
2. Tributos.
Quando os Gokaiger se transformaram nas equipes antigas em um episódio que a equipe era a mesma do ator convidado, eles fizeram todo o instrumental e o tema da série com uma transformação ou seqüência de ataques semelhante. No tributo a Timeranger, quando eles se transformaram, cada um deles fez a pose semelhante ao Timeranger no qual se transformaram. Fãs adoraram ouvir os sons antigos durante o episódio. Mas não tivemos tributos como esse para vários sentais (Como aqueles de Gokaiger vs. Goseiger 199 heroes movie). Alguns fãs ficaram chateados de não ouvirem o tema de Zyuranger no episódio 50 quando Goushi/Mammoth Ranger apareceu.
3. Mudanças de gênero.
Metade dos Yellow Rangers são homens e em Power Rangers, muitos dos não-fãs acreditam que amarelo é uma cor feminina, mas três garotos foram amarelos e cinco das mulheres eram originalmente homens. Eu mencionei isso varias vezes no meu blog.
Continuando, as garotas em Gokaiger podem ser Preto, Vermelho, Verde e outras cores que eles nunca puderam ser. Os uniformes ganham saias. E também, homens usam uniformes originalmente feminitos e a saia não está mais lá (Blue Dolphin, Blue Swallow, Hurricane Blue, Magi Blue, Pteraranger, Pink Flash, etc.). Foi bem legal. Gokai Pink também se tornou várias outras cores. Houve uniformes previamente apresentados dos quais nós sabíamos que iram ganhar saias e eu estava apreensivo para descobrir alguns novos como Verdes mulheres, Ninja Black, MegaSilver, GingaRed, etc. Eu fiquei desapontado por não ver um Go-on Silver homem.
4. Transformações de uma cor.
Eles fizeram todos vermelhos quatro vezes na série, rosa e braco em Gokaiger vs. Gavan, azul, amarelo e verde uma vez cada. Eles fizeram 3 pessoas de Branco e 3 pessoas de Preto uma vez também. Também houve transformações especiais como todos Lion-one e combinações aleatórias no episódio 51 e 10. A equipe da TOEI realmente pensou em quais equipes fariam parte das transformações e quais não teriam tanto foco. Até o meio da série Changeman não foi muito usado. Nova séries apareceram mais que as mais antigas. Também foram pensadas as novas mudanças nos uniformes como mudanças de gênero e o quanto eles poderiam tirar proveito deles. Nós até tivemos transformações especiais como o Combo Go-On Wing e Gokai Christmas.
5. Monstros de filmes.
Foi legal que muitos vilões de filmes e especiais como o de cima de Gekiranger vs. Boukenger e o vilão de Shinkenger vs. Gokaiger. Vários outros vilões de séries passadas apareceram, como Ryuwon de Boukenger e a filha de Saandaru e Satorkura de Hurricanger. Mas o que isso fez foi igualar Gaiger a equipes passadas, fazendo os fãs acreditarem que isso era parte do universo V-Cinema. Apesar de algumas séries parecem ter seu próprio mundo, Gokaiger juntou todos com essas uniões.
6. Ranger Keys.
Eu estou obcecado por essas coisas, eu quero colecionar todas! Recordando AbarePink com um episódio centrado em rosa combinado com o tributo a Abaranger foi genial. Também os efeitos especiais, seqüências de luta e tudo mais foi maravilhoso. Especialmente emendando e reincorporando seqüências de ataque antigas e técnicas.
7. Basco
Basco é um cara mau. Basco é excitante por que ele é um personagem que vocês adorariam odiar. Ele sempre tinha aquela pose esnobe. Fãs americanos e outros fãs que falam inglês (pois não sei sobre os fãs japoneses) não gostaram de Walz Gil e suas forças de Zangyack, eles acharam que não ouve desenvolvimento no personagem.
Mas minha defesa para isso é que, como houve tanto foco em Super Sentais antigos, os vilões ficaram meio de lado. Também, Basco estava atrás dos Grandes Poderes e Zangyack não, então o fato de que Basco tinha um passado em comum com Marvelous – O Líder, em vez da ligação entre Joe e Barizorg – pós um holofote em Basco. Então, a única fraqueza não é Basco, mas Walz Gil e sua tripulação.
8. Tentando AkaRed e Ninjaman
Muitos fãs se chatearam ao descobrir que Ninjaman não estava na Legacy War e finalmente tiveram uma resposta para isso no episódio 45 onde é descoberto que Ninjaman estava preso em um jaroo que foi destruído quando o templo foi também destruído antes do início da guerra. Timeranger enviou os Gokaigers para salvarem o templo e eles mais tarde acharam o jarro em que Ninjaman estava, descobrindo mais tarde que ele era o poder dos Kakurangers. Eu adorei Aka Red pois ele era um enigma em Boukenger vs. Super Sentai. Eu gostei de eles terem relacionado ele a um pirata com seu grande colar, o que é um tributo a Goranger.
9. Caracterização para as garotas também!
Não houve apenas caracterização para os heróis, mas para as garotas também. A maioria das vezes em Super Sentais, com uma ou duas garotas, elas possuem o mesmo numero de episódios. Então com duas, eles têm mais que uma garota solitária. Tem sempre um episódio mais feminino, a maioria das vezes apenas um por temporada. Luke e Ahim tiveram um, mas foi legal que eles receberam um desenvolvimento futuro e explicações em flashbacks adiante. Nós descobrimos mais sobre Ahim e como o planeta dela caiu e ela se tornou uma pirata. Nós descobrimos que Luka tinha uma irmã caçula que morreu e como ela conheceu Joe e Marvelous, e até mesmo que ela desejava o Maior Tesouro de Universo para...comprar o universo. De qualquer jeito, nem todas as revelações são pérolas.
10. Os Gokaigers.
Todos os seis são personagens brilhantes e eu adorei que, mesmo com todos os tributos e Gokai Changes, os escritores conseguiram escrever personagens divertidos e interessantes e dar desenvolvimento a eles. Os piratas como um todo não se importavam com a terra inicialmente, ou em se tornarem heróis, eles apenas queriam o tesouro. Eventualmente, também com a ajuda de Gai, eles se tornaram verdadeiros heróis.