Olá para todos! Meu nome é Jorge, mas também sou conhecido pelo o nick de Hakaider na internet. A partir de hoje irei colaborar na sessão Toku Recomenda escrevendo matérias sobre séries que marcaram minha vida. Para começar irei falar um pouco sobre um dos personagens que mais gosto nos tokusatsus:
Hakaider, o arqui-inimigo de
Kikaider e
Kikaider-01, e que depois tornou-se o anti-herói de uma cidade subjulgada pela tirania de seu líder, num longa que me marcou bastante.
|
Hakaider em visual setentista |
Hakaider foi um dos grandes vilões criados pelo mangaká Shotaro Ishinomori. Inicialmente, Hakaider surgiu nas páginas do mangá Kikaider como arqui-rival deste herói e com o sucesso não demorou para a produtora
TOEI desenvolver uma série tokusatsu inspirada nessa obra. Assim, em 1972 surgia nas TVs japonesas
Jinzo Ningen Kikaider, que enfrentava a terrível organização do mal
Dark. Hakaider surge no decorrer da série onde assumia o alter-ego de Saburo. Ele era considerado um "irmão mais novo" de Jiro/Kikaider, já que ambos foram desenvolvidos pelo Prof. Komyoji. O sucesso da série culminou na criação de uma sequencia entitulada
Kikaider 01, onde o vilão Hakaider retorna auxiliado por mais três assistentes: Red Hakaider , Blue Hakaider e Prata Hakaider. Juntos, eles planejam várias maneiras de causar destruição e terror na população, porém, Kikaider 01 desperta para enfrentá-los, algumas vezes auxiliado pelo primeiro Kikaider que sempre surgia para ajudar o irmão nos momentos mais críticos.
|
Hakaider em detalhes |
Após várias tentativas de Hakaider terminarem fracasso, um personagem novo e misterioso surge,
Shadow Knight, membro de uma organização malígna chamada
Shadow. Quando a Shadow mostrou-se ser mais poderosa do que Hakaider , ele involuntariamente torna-se um membro da organização. Essa união deu muito trabalho ao herói, culminando em grandes batalhas pela defesa da Terra. Mesmo sendo um vilão, Hakaider se destacou em igual importância ao personagem principal nas duas séries que foram produzidas pela TOEI, sendo assim, quase 20 anos depois uma releitura do personagem foi feita para o cinema.
|
Mechanical Violator Hakaider, filme de 1995, versão alternativa do vilão |
Eis que o grande cineasta Keita Amemiya resolve repaginar o vilão, tornando-o herói de um filme futurista sensacional realizado em 1995. Com o título de
Mechanical Violator Hakaider, o longa mostra uma cidade pós-apocaliptica chamada Jesus Town, dominda pelo líder Guljef, que por sua vez tem ao seu lado o Anjo Mecânico Michael. Juntos eles subjugam toda a população da cidade até que surgem um grupo renegado dispostos a agir contra esse regime imposto por Guljef ao lado de Hakaider, um andróide que estava abandonado numa ruína antiga e que, por acidente, foi libertado da sua prisão. Apesar de lutar ao lado dos renegados pela paz e liberdade de Jesus Town, Hakaider mostra todo o seu lado sanguinolento durante as batalhas.
|
Visual impactante desenvolvido pelo cineasta Keita Amemiya |
Com um ótimo roteiro, um visual excelente que lembra vários filmes de ficção científica como Mad Max, por exemplo, Mechanical Violator Hakaider cumpre seu objetivo do início ao fim. A batalha de androíde contra o Anjo Michael é sensacional, o que me fez recordar um pouco cena final de O Exterminador do Futuro 02, quando T-100 enfrenta o T-1000. Esse novo visual concebido por Keita Amemiya para esse longa me agradou tanto que passei a usar como pseudônimo essa versão do herói... É um filme que eu recomendo assistir.
Essa matéria foi originalmente publicada no meu Blog "
Desabafo Franco". Agradeço ao Toku Bahia por me dar essa oportunidade e espero que todos tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse fascinante personagem. Até a próxima!
Você também pode gostar