Review do volume 01 da HQ de Power Ranges Super Samurai

A algumas semanas atrás, a JEfusion recebeu uma cópia do volume 01 da HQ de Power Ranger Super Samurai, e nós decidimos fazer uma crítica sobre ele. Nessa crítica, nós fazemos uma breve retrospectiva da série, enquanto apresentamos algumas coisas novas.


Essa é a primeira vez que leio uma HQ da Papercutz mesmo após ter visto esses produtos em livrarias locais com as outras HQs da empresa – Nancy Drew, Hardy Boys e Zorro.


Não tenho certeza se todas as HQs deles seguem o mesmo formata, mas eu falo que estou impressionado com as páginas que eles dedicaram para falar sobre os Rangers Samurai e seus inimigos. Isso faz com que as pessoas que raramente assistem Samurai tenham uma idéia dos nossos heróis e seus inimigos sem sofrer com spoilers desnecessários em caso de eles decidirem acompanhar a série depois de ler.


A arte dessa HQ é impressionante. As contrapartes em quadrinhos dos Rangers são incríveis pra falar a verdade. O artista capturou o espírito de cada Ranger enquanto adicionava seu próprio elemento a eles.


Outra coisa que vale a pena destacar sobre o isso é que, diferente dos quadrinhos de Power Rangers que eu cresci lendo nos anos 90, os corpos dos Rangers são propriamente projetados e não são excessivamente musculares, algo que me deixava desapontado nos quadrinhos antigos.

Uma coisa sobre a arte é que o artista não se conteve às roupas de borracha do show original, em vez disso ele deu a Oblivitor, o monstro da semana, expressões faciais bastante divertidas.


O enredo da HQ é sobre os Rangers se divertindo em um concerto de Rock e, de repente, Oblivitor ataca o concerto e lança uma magia que apaga a memória de Jayden, o Ranger Vermelho, enquanto luta com nossos heróis!

A primeira coisa a abordar sobre o enredo é que ele não é uma adaptação de algum arco de Power Ranger Super Samurai ou do show original de onde alguns elementos e a filmagem são retirados, Samurai Sentai Shinkenger. O fato de que o elenco da HQ é completamente original me intrigou.


Continuando a leitura, pareceu que, enquanto alguns Rangers enfrentavam os monstros, outros falavam sobre os elementos do enredo do show no qual a HQ se baseia, isso é, Power Ranger Samurai e, posteriormente, Super Samurai.

Eu digo que os artistas fizeram um ótimo trabalho re-interpretando os detalhes da série, dos detalhas do Japão Feudal até a batalha presente. Isso me leva a algo – A arte de todas as batalhas dessa HQ são realmente bons, mesmo caso para as batalhas gigantes.


Finalmente, sobre a escrita nessa HQ, minha reclamação sobre como Power Ranger Samurai e Super Samurai foram escrito é que existe um excesso de trocadilhos desnecessários. No caso dessa HQ, eles mantiveram os trocadilhos e as piadas em uma quantidade mínima, tanto que elas podem passar despercebidas na primeira leitura.

A maior parte do humor está concentrado no monstro da semana e esse é o problema com Furrywarts. Falando de humor, o escritor realmente concentrou mais na ação e eu notei que a falta de Bulk e Spike é um problema. De qualquer jeito, eles conseguiram inserir um pouco de humor sem a necessidade deles dois.


Antes de terminar essa crítica, aqui estão algumas coisas que eu notei nessa HQ. Primeiro é o erro de escrita do nome de Master Xandred, escrito Zandred ao invés disso. È algo mínimo comparado ao próximo.

Ao invés de “Samurai Symbols of Power” ou simplesmente, “Symbol Power” o escritor usou o termo “Kanji symbol”, algo que eu raramente escuto na série original de Power Rangers Samurai na TV. Mas considerando que o alvo da HQ são as crianças, é provável que elas não notarão esses detalhes técnicos já que elas irão prestar mais atenção nas lutas dessa história.


A primeira edição da HQ de Power Rangers Super Samurai é agradável de ler para ambos novos e antigos fãs da franquia Power Rangers. A HQ dá aos novos fãs uma idéia sobre a história de Power Ranger Samurai e posteriormente, Super Samurai que pode tornar essas pessoas interessadas em assistir uma vez terminada a leitura.

Power Rangers Super Samurai Vol 01 Memory Short custa U$6,99. Você pode reservar cópias através da Amazon com frete grátis!

My Instagram