Bem o assunto da semana aproveitou a carona de um dos maiores eventos de cultura pop, o NYCC, ou New York Comic Con, que aconteceu neste último final de semana, reunindo milhares de fãs de animes, quadrinhos, filmes, séries e muito mais, que para lá foram em busca de diversão!
Aproveitando essa energia e animação que ainda é evidente na internet, decidi falar sobre cosplays de comics, que são cosplays dos famosos personagens, principalmente americanos, de quadrinhos. Será que é necessário tirá-los do “bolo” dos cosplays e reservar uma matéria somente para eles? Mas é claro! Os comics cosplays estão cada vez mais em alta, e é essa tendência que vamos conhecer neste post!
Antes de falar propriamente sobre cosplay, precisamos conhecer um pouco da história dos comics, a origem dos quadrinhos norte-americanos, que foram os quadrinhos que conquistaram o mundo, ganhando uma legião de fãs fiéis que até hoje acompanham e torcem por seus heróis, ou vilões, favoritos.
John de Liga da Justiça |
Os comic-books começaram a ser comercializados nos anos 30, mas antes disso as histórias em quadrinho e as famosas “tirinhas”, já eram publicadas em jornais e revistas, pois juntar imagens e texto era um ótimo jeito de atingir a massa e divulgar notícias pelo mundo. E isso não aconteceu somente nos EUA, em vários países tanto quadrinhos já encadernados, em formatos pequenos de bolso, quanto coletânea de tirinhas que foram sendo encadernadas, estavam sendo lançados para o público que abraçava essa novidade.
Quando a revista Action Comics #1 foi lançada, tendo sua capa ilustrada pelo Super-Homem, um dos maiores super-heróis já criados, a popularidade do personagem foi tamanha que passou a guiar editoras e autores para desenvolverem o gênero dos super-heróis, definindo-o como principal gênero dos quadrinhos norte-americanos, o que não significa que outros gêneros não foram criados e que fizeram sucesso nessa mesma época. Este gênero teve um declínio durante os anos 50, enquanto os quadrinhos competiam com a televisão e o fácil acesso à leitura, mas se reestabeleceu nos anos 60 e sua popularidade foi contínua até o final do século XX, pois ganhou um novo grande público, o universitário, que se interessou e se identificou com a “humanização” dos super-heróis iniciada, principalmente, por Stan Lee.
Action Comics Volume - 1 |
Até mesmo os japoneses foram influenciados pela cultura norte-americana de quadrinhos. Apesar das origens dos mangás serem as antigas pinturas japonesas que contavam histórias, os mangás em sua forma atual, foram influenciados por revistas ocidentais vindas dos EUA e Europa. Na ocupação da Segunda Guerra Mundial, os mangakas entraram em contato com os quadrinhos trazidos de fora, e depois de Osamu Tezuka, os mangás ganharam a total caracterização que conhecemos hoje, tanto no formato, como na arte.
Se você pensa que o cosplay começou no Japão, está enganado. Os primeiros cosplayers surgiram na Worldcon, convenção nos EUA, onde Forrest J. Ackerman fez o primeiro traje, o “futurecostume” juntamente com Myrtrle R. Douglas, que fez sua versão de um vestido de um filme da época. A partir daí se fantasiar na Worldcon e demais convenções que foram surgindo, tornou-se hábito. A brincadeira foi levada até o Japão por Nobuyuki Takahashi, que ficou encantado com a prática e incentivou os japoneses a entrarem nessa brincadeira que virou febre! Após esse ponto o cosplay se expandiu para diversos países, conquistando fãs e admiradores por todos os locais que essa cultura foi apresentada.
Cosplay e Mulher Maravilha |
Podemos perceber na história que o comics teve os seus altos e baixos, um período em que estavam em alta e outros que foram meio que esquecidos pela grande maioria, e é claro que não vou generalizar, eu sei que existem fãs fiéis, que mesmo quando massa não estava interessada nos seus heróis e suas histórias continuaram a colecionar edições e acompanhar o desenvolvimento dos quadrinhos.
Isso é um ciclo normal, a sociedade está sempre perdendo e renovando o seu interesse nas coisas, e é perceptível que até alguns anos atrás a indústria dos comics não estava tão bem, vários reboots foram feitos para se adequar à nova geração, e algumas tentativas de adaptações não tão bem sucedidas no cinema foram feitas. Mas graças a alguns diretores que souberam trabalhar bem em adaptações e produções, filmes de certos personagens como Batman, começaram a ganhar destaque e a incentivar novamente a produção de filmes de super-heróis.
Lady Deathstrike, vilã de X-Men. Cosplay feito pela norte-americana Yaha Han, os cosplays dela são incríveis, deem uma pesquisada sobre ela! |
Com tudo isso acontecendo é claro que imediatamente toda essa moda, essa febre de comics se reflete no universo cosplay. Como temos acesso a tudo pela internet, fotos das fantasias, comunicação com pessoas de outros países, dicas, materiais e etc., fica muito mais fácil fazer cosplay. O acesso ao visual é o que domina esse nosso período, a imagem é uma necessidade. E juntando isso com a prática do cosplay, temos um boom de cosplays de comics que a cada lançamento de quadrinhos e/ou filmes, adaptações, figurinos, fazem com que mais pessoas, que já eram fãs, ou tornaram-se fãs por causa dessas novidades, queiram fazer cosplays de personagens de comics.
Assim nos mais diversos eventos podemos encontrar todo o tipo de personagens de comics. Temos os fãs das versões antigas, que possuíam fantasias mais coloridas e quase escandalosas, que são as minhas preferidas; os fãs dos remakes, das adaptações dos filmes, que são criações mais próximas da realidade, e que estão sendo muito usadas; fãs que só querem usar acessórios dos seus personagens favoritos, como chapéus, armas, ou até camisetas com seus símbolos; pessoas que não ligam se parecem fisicamente com o personagem e colocam seus collants apertados para desfilar entre o público e, é claro, que não poderíamos deixar de mencionar, os cospobres! Sempre tem algum Homem-Aranha gaiato andando pelo evento e distraindo o povo.
Grupo com personagens da DC |
Não menosprezando os heróis, mas outros comics cosplays que são sempre um arraso são os vilões das histórias. Como todos sabem o mal sempre parece melhor, por isso as roupas, acessórios, cabelo, maquiagem e até a expressão corporal dos vilões é muito mais interessante e divertida do que muitos heróis! E como eles são muitos, o que não falta é vilão para escolher e fazer um cosplay. As cores, o jeito, tudo neles é chamativo, e existem vilões que são até mais famosos que muitos super-heróis, não necessariamente da sua própria história, como é o caso do Coringa do Batman que é uma das maiores referências de vilões de quadrinhos que temos. Por isso se você prefere o vilão ao herói, não tem problema, faça o seu cosplay!
Harley Quinn vilã de Batman |
Sinceramente, eu acredito que os cosplayers que curtem e as pessoas que variam e fazem cosplays tanto de personagens de anime como de comics, concordam que o comics cosplay já está mais que consolidado como cosplay, não é nem para ter dúvida. Até porque não foi o Japão que iniciou essa onda, não é? Então por favor, vamos respeitar e apreciar não só comics cosplayers, porque tem muita gente boa por aí, mas também todos que estão presentes no evento, pois é uma ocasião onde os públicos de diversos tipos de gostos se reúnem para confraternizarem juntos, por isso o respeito pelo hobby do outro é importante, o intuito é se divertir!
O que me deixa fascinada sobre o comic cosplay é a sua versatilidade. Quem leu a última matéria sabe o quanto se pode brincar com adaptações de cosplays para ambos os sexos. Todos sabem que a maioria dos super-heróis, ou pelo menos os mais conhecidos, tem a sua versão feminina, o que resulta em ótimos cosplays tanto para um, quanto para outro. Além disso, temos os genderbenders que são adaptações de crossplays, mudando o gênero do personagem. E dessa brincadeira saem cosplays maravilhosos, porque as adaptações são infinitas, as pessoas são muito criativas, por isso temos vários cosplayers que fazem essas modificações na roupa e ficam incríveis.
Superheros Bunnys, os Vingadores Thor e Gavião Arqueiro e o vilão Loki versão coelinhas. Lindas adaptações para o NYCC |
E no NYCC deu muito cosplay de comics, só pelas fotos vi vários personagens de Os Vingadores e Batman, que estão super em alta! A qualidade dos cosplays é incrível, são cosplayers bons para todo o lado! Além de vários bons fotógrafos amadores ou não, circularem pelo evento tirando fotos e fazendo a alegria dos cosplayers. E eu estou ressaltando isso para que vocês possam entender o quanto eles valorizam essa cultura. Eles fazem palestras, levam autores de histórias famosas para que os fãs possam ter contato, eles estimulam os cosplayers a participar do evento, por isso são tantos! Quando você vê fotos de cima de um espaço aberto, pode perceber quantos cosplayers estão pelo evento! É uma mega estrutura pensada para funcionar para o público, a organização parece ser impecável, o espaço muito bem escolhido, e você ainda percebe nos cosplayers o quanto eles estão a vontade.
Crossplay de Loki de Os Vingadores e cosplay de Ravena dos Jovens Titãs no NYCC |
Thaís Yuki com seu cosplay de Elektra |
Eu sei que nessa matéria eu não incluí cosplays de games, seriados e etc., porque eu vou reservar matérias especiais para esses tipos de cosplay!
Então se preparem, pois esse ano ainda terão alguns eventos e vocês podem ter certeza que irão chover cosplays de personagens de comics! Por isso pegue o seu cosplay e suit up! Vamos abrilhantar o evento trazendo para realidade os heróis que tanto desejamos que sejam reais!
Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e sigam-nos no twitter @TokuBahia!
Para maiores informações ou se quiserem bater um papo comigo sobre a coluna cosplay, próximos posts, sugestões e dicas, é só me seguir no twitter @marshmalloworld!
And Let’s Cosplay!