Cosplay #16 | Steampunk Cosplay

Olá meu povo! O assunto dessa semana é um estilo de cosplay bem específico e que tira sua inspiração e essência do subgênero da ficção científica, o Steampunk.


O gênero, que ganhou fama entre os anos 80 e os anos 90, é caracterizado por maquinários movidos a vapor, inspirados na industrialização da civilização durante o século XIX ou em um cenário pós-apocalíptico. Os trabalhos steampunk se passam em histórias alternativas do século XIX na era Vitoriana Britanica ou no “Wild West” americano.

As obras se ambientam no passado e/ou em um universo semelhante a um de nossos períodos da história, onde o desenvolvimento tecnológico ocorreu precocemente. Todo esse desenvolvimento foi obtido por meio da ciência que aquela época dispunha, ou seja, tudo que foi desenvolvido sejam máquinas, utensílios, etc., foram feitos usando os materiais disponíveis e a usando o vapor (steam) como força de motor.

O Steampunk é talvez o conjunto de características mais reconhecível das invenções tecnológicas ou retro-futuristas visualizadas por pessoas do século XIX, que acabaram por influenciar toda perspectiva de uma época, na moda, cultura, arquitetura, estilo e arte. O gênero pode ser explicado se o compararmos a literatura que lhe deu origem, universos de ficção científica mostram uma realidade onde a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído a níveis astronômicos, deixando os trilhos dos trens, automóveis e maquinários básicos a vapor, para ganhar os céus com aviões, naves, automóveis mais elaborados e até mesmo robôs e partes do corpo robóticas. Tal tecnologia pode incluir máquinas fictícias, como as que encontramos nas obras de H.G. Wells e Jules Verne e outros autores mais modernos.

Cosplay de Flash versão Steampunk!
Também podemos relacionar o steampunk com quaisquer estilos artísticos, vestimenta, ou subculturas que desenvolveram a estética da ficção steampunk. Vários objetos utilitários modernos foram moldados por artesãos para que ganhassem a aparência mecânica pseudo-vitoriana do estilo “steampunk”, além de muitos artistas visuais ou músicos que tem seu estilo descrito como steampunk.

Temos vários exemplos na mídia do gênero Steam, que já vem se popularizando há algum tempo e ganhando adeptos por todo o mundo. Podemos perceber nos animes Steamboy de Katsuhiro Otomo, Full Metal Achemist, LaPuta, Castle in the Sky do Miyazaki, o longa A Ilha do Tesouro e até mesmo em Tsubasa Chronicles, uma certa pegada, ou até mesmo completa inspiração steampunk. Todos esses filmes trabalham esse período literário, naves com designs inovadores, mas feitas de materiais rústicos disponíveis na época, como a madeira, castelos e casas flutuantes, engrenagens complexas e amostra nos maquinários, tudo isso caracterizando e afirmando o estilo steampunk.

Syaoran de Tsubasa Reservoir Chronicle
Além do estilo steampunk ainda existe o cyberpunk, e isso faz com que muitas pessoas confundam os dois. O cyberpunk também é um subgênero da ficção científica, mas o seu foco é a alta tecnologia, como diz seu nome é a combinação de cibernética e punk. O gênero mescla ciência avançada com tecnologias de informação e como isso influencia e afeta a sociedade, sua moto é “High tech, Low life”, ou seja, alta tecnologia e baixo nível de vida. Já o steampunk trabalha com a tecnologia, sendo que o seu desenvolvimento se dá no passado e sua tecnologia foi desenvolvida a partir de materiais e conhecimentos da época, um retro tecnológico.



Esse vídeo de Jasper Morello é uma animação que ilustra perfeita e magnificamente o gênero do steampunk, recomendo não só àqueles que estão conhecendo esse gênero agora, mas a todos que assistam e se deleitem com essa produção que mostra muito bem toda a atmosfera do estilo steampunk.

Como vimos mais acima o steampunk engloba uma grande quantidade de expressões como literatura, cinema, arte, etc., e porque não o universo cosplay? Pois é, assim como temos fãs fanáticos por cosplays de comics, por exemplo, temos os cosplayers que são mega fãs do estilo steampunk.

Alice e o Coelho Branco versão Steampunk de Alice no País das Maravilhas
Existem cosplayers que seguem fielmente essa linha, mas nem todos fazem só cosplays só dentro desse estilo. Acredito que seja uma experiência muito interessante, porque toda a roupa tem que ser feita artesanalmente, mesmo que você compre na mão de um artesão especializado, pois peças steampunk tem que ser feitas do zero, pois são originais, exclusivas.

Citarei alguns dos tipos mais comuns de cosplays de steampunk e suas características básicas, não que sejam essas únicas e determinadas, são só exemplos de estilos de steampuck e seus acessórios mais comuns.

Aventureiro: Roupas utilitárias, camisa com mangas dobradas, culotes, roupas cor caqui, suspensórios, botas enrugadas, cintos com engrenagens, compasso.

Aristocrático: Geralmente o patrono da aventura, classe alta, cores e materiais caros, limpos, com bastante acessórios, estilosos e formais. Têm chapéus fabulosos, luvas e guarda-chuvas bem trabalhados para as mulheres.

Aviador: Óculos, capacete de voo, luvas de couro, insígnias e medalhas, cinto com lugar para arma, algum outro armamento ou engrenagem, jaquetas militares e botas.

Elegante (masculino): Roupas bastantes estilosas, bem costuradas e que vestem bem. Um terno ou um paletó com “asas de barata”, dependendo o evento. Acessórios bem escolhidos, chapéus bem enfeitados e luvas.

Explorador: Chapéu de explorador, óculos, roupas caqui, compasso, engrenagens e armamento.
Femme Fatale: Roupas ajustadas ao corpo, às vezes mostrando um decote e/ou pernas. Renda, seda, veludo, penas. Cores ricas, vermelhos e vinhos. Botinas de preferência de cadarço.

Steampunk Cowboy
Caçador/Lutador: Qualquer coisa apropriada para caça. Estilo cowboy é bastante apropriado, principalmente se tiver um rifle modificado. Um caçador carregando uma grande quantidade de armas. Raramente está limpo, usa muitas peças de couro e camurça.

Lolita: Look menininha, boneca de porcelana. Muita renda, saias, chapéus ou fitas, luvas e botas.
Militar: Uniformes são incríveis! Nesse estilo você pode ser bem criativo. Tantos países com diferentes uniformes e ideias que podem ser usadas como inspiração. Medalhas, ombreiras, gorros, quepes, capacetes, luvas e botas de montaria.

Mecânico/Cientista: Óculos, luvas de trabalho, bem sujos, roupas práticas, se for fazer versão feminina, calças seriam apropriadas, cinto de ferramentas, ferramentas, armamento e invenções!

Esses foram alguns exemplos do que encontramos de fantasias de steampunk! Claro que além desses personagens mais genéricos, que poder ser personagens originais, ainda temos as adaptações cosplays de personagens já existentes.

Podemos perceber que alguns itens são característicos e se repetem em muitas das vestimentas como os corsets, cartolas, óculos, botas, engrenagens e peças de máquinas. São elementos que caracterizam e identificam o estilo, principalmente as engrenagens que aparecem não só em estampas, partes das roupas, mas como em acessórios e tudo isso torna a roupa rica e dinâmica, como uma máquina!

Poison Ivy, vilã de Batman versão Steampunk
Outro ponto interessante e que faz com que o expectador logo identifique um cosplay steampunk é a sua paleta de cores. Não é uma regra fixa, mas se repararmos a maioria das roupas são produzidas em tons terrosos. E isso tem uma explicação, pois o steampunk remete à época da revolução industrial, uma época em que tinturas para roupas eram caras e inacessíveis, as cidades eram extremamente sujas por causa da fuligem das chaminés e máquinas, então os tons mais escuros, fechados e terrosos dominavam o ambiente. Isso se reflete nas roupas, mesmo que indiretamente, pois essa é a cara desse gênero.

Claro que depois que adaptações dos mais diversos personagens foram feitas para o steampunk, vemos roupas e acessórios das mais diversas cores. Acredito que essas mudanças de cor para manter a identidade do personagem na versão steampunk são completamente válidas, pois o cosplayer pode marcar bem o estilo com os outros elementos que o caracterizam, fazendo com que o seu cosplay fique ao mesmo tempo bem caracterizado dentro do gênero e fiel ao personagem original.

Lara Croft personagem de Tomb Raider versão Steampunk. Mesmo com cores mais claras o
cosplay não perde a identidade do estilo
Ainda falando das roupas, outra boa maneira de brincar com o cosplay steampunk são as estampas. Como o tema é retro, nada como procurar tecidos que façam alusão ao antigo na roupa. Podemos chamar a atenção de alguns elementos para achar esses tecidos que ficarão perfeitos com as roupas, florais de cores escuras, tecidos com estampas de formas orgânicas, combinação de cores em um tecido de listras, veludos, tecidos mais armados. E se você não tiver acesso a essa variedade de tecidos, nada como uma loja de estofaria não resolva, isso mesmo, lojas que vendem tecidos para estofados costumam ter estampas de cores escuras e formatos orgânicos ou geométricos, são tecidos mais pesados e dependendo da peça, poderão ter ótimo caimento, podem ter exatamente o que você procura.

Uma criação fantástica de um Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas, essa foto
engloba quase todos os elementos de um cosplay Steampunk
Já os acessórios tendem a ser extremamente trabalhados como se fossem objetos artesanais antigos, aquela arma de prata com detalhes esculpidos a mão, feita exclusivamente para aquele comprador, é esse o ar dos acessórios steampunk. O bronze, ouro velho, dourado e prata são muito utilizados para fazer esses acessórios, pois na grande maioria estes são maquinas ou armas bem trabalhadas, com designs existentes ou que foram criados para o personagem em questão. Uma enorme quantidade de fivelas, taxas, ilhoses, tiras de couro, parafusos, porcas, correntes e correias são utilizados na hora a montagem desses acessórios. Isso dá um ar de o objeto tem um funcionamento complexo e antigo, completando o visual do cosplayer.

Báculos, relógios, cornetas, armas de fogo são alguns exemplos de acessórios carregados pelos steampunk cosplayers. Muitos desses objetos são feitos de tamanhos exagerados para dar ênfase às maquinas. Essa é a razão de vermos acessórios steampunk tão grandes, e além de tudo isso, quanto maior o acessório mais detalhes poderão ser colocados para que o objeto fique bem trabalhado.

Princesa Leia Steampunked!
Observei nas fotos de cosplayers alguns elementos das vestimentas tanto masculinas, quanto femininas que estão sempre presentes. Nas roupas masculinas o colete está sempre presente, pois nas vestimentas antigas um colete era sinal de elegância e era essencial, há a variação entre calças compridas ou bermudas combinadas com meias que vem até os joelhos, um sobretudo que é, geralmente, a peça chave da roupa e a cartola ou outro tipo de chapéu acompanhado muitas vezes dos característicos óculos.


Já as vestimentas femininas chamam logo a atenção por causa dos corsets, bem trabalhados e justos ao corpo, dão firmeza e elegância para a cosplayer; apesar de ter visto cosplayers usando calças, a grande maioria usa saias e muitas vezes usam um short ou um body e colocam só as “anquinhas” da saia, que são só aquele volume que vai por cima da saia, que é usado na parte de trás para dar um charme na roupa. Longas botas e sapatos de salto são usados, chapéus, óculos, luvas, tudo bastante feminino; e mesmo com muitos elementos da vestimenta masculina incorporados nas vestimentas femininas, adaptações são feitas para que a roupa fique sempre bem feminina e delicada, apesar de tantos elementos punks.

Cosplay Steampunk inspirado na Princesa Peach
E não são só roupas que são adaptadas! Personagens que usam armaduras também são transformados em máquinas tecnológicas do passado, onde armaduras são feitas com cores mais fechadas, com parafusos, engrenagens e partes, que seriam internas, à mostra. E para construir algo assim existe todo um processo, pois é uma grande adaptação que tem que ser bem planejada para que fique coerente com o personagem e o estilo steampunk ao mesmo tempo, mas quando conseguem, o resultado é fantástico!

Iron Man versão Steampunk
Agora eu vou reservar um espaço para falar de um dos elementos mais icônicos do estilo steampunk, os óculos! Se vocês perceberam, praticamente em todas as fotos os cosplayers estavam usando ou sua fantasia contava com os estilosos óculos steampunk, mas você já se perguntou o porquê dos óculos serem a marca registrada desse estilo?

Primeiramente, os óculos eram marca registrada no período vitoriano, até mesmo os trabalhadores das fábricas usavam óculos para proteger os olhos, aviadores, motoristas também utilizavam os óculos enquanto dirigiam. Eles mantinham a sujeira, o óleo, o vento e o vapor longe dos olhos de quem os usavam. Quem estava trabalhando em novas invenções mecânicas, ou em motores, máquinas a vapor, precisavam proteger seus olhos ou poderiam se machucar seriamente e perder seus preciosos empregos.

Os famosos óculos Steampunk, ou como são conhecidos "Steampunk Goggles"
Então é claro que quando cosplayers vão reproduzir o visual daquela época no estilo steampunk os óculos são indispensáveis! Inúmeras imagens de inventores, trabalhadores e até aristocratas usando seus óculos ajudaram a tornar esse acessório em ícone do estilo, fazendo com que os cosplayers trabalhem bastante nesse acessório, criando modelos, detalhes e formas para que ele fique em destaque em suas fantasias! Por isso se for fazer cosplay steampunk não se esqueça de confeccionar óculos super estilosos!

Sailor Urano de Sailor Moon versão Steampunk
Esse estilo é bastante livre o cosplayer tem total liberdade para brincar, criar e produzir praticamente o que quiser! Colocando os elementos básicos, que podem ser feitos também da maneira que o cosplayer achar melhor, o resto é criação. É um estilo interessante para quem gosta de produzir acessórios e roupas mais elaboradas e artesanais. Pessoas que são detalhistas vão amar produzir um cosplay steampunk!

Por isso se você ainda não fez nenhum cosplay no estilo steampunk, porque não aproveita essa onda e começa a produzir o seu? Deve ser muito divertido, talvez até eu faça algum!

É isso aí pessoal! Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e sigam-nos no twitter @TokuBahia!

Para maiores informações ou se quiserem bater um papo comigo sobre a coluna cosplay, próximos posts, sugestões e dicas, é só me seguir no twitter @marshmalloworld!

And Let’s Steampunk Cosplay!

My Instagram