Cosplay #17 | Ghibli Cosplay

E ai galera! Estamos no meio de um feriadão, mas hoje também tem coluna cosplay! E aproveitando que o meu feriado está sendo regado por filmes do fantástico Studio Ghibli, decidi mostrar um pouco desse universo da animação japonesa que vem incentivando fãs a fazerem cosplays desses lindos personagens!


O Studio Ghibli para quem não conhece é um estúdio de animação japonesa que produz curtas e longas-metragens. Foi fundado em Junho de 1985 e tem como seus diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata e o produtor Toshio Suzuki. Tanto Miyazaki, quanto Takahata já tinham carreiras longas e sólidas produzindo filmes japoneses e animações para a televisão antes de fundarem o Ghibli e já haviam trabalhado juntos em duas coproduções como em Panda, Go Panda!.

O nome Ghibli se baseia no nome árabe do “sirocco”, o vento do Mediterrâneo, a ideia seria que o estúdio “sopraria novos ventos para a indústria da animação japonesa”.

Decidiram fundar o estúdio, localizado atualmente em Koganei, Tókio, após o sucesso de Nausicaä do Vale do Vento, escrito e dirigido por Miyazaki, e que tinha suas origens nas publicações de um mangá de mesmo título, publicado no Brasil pela Conrad até o volume 5.

Imagem do mangá Nausicaä do Vale do Vento de Miyazaki

O estúdio produziu principalmente filmes feitos por Miyazaki, mas também produziu filmes de Takahata, segundo mais produtivo diretor, que ganhou grande reconhecimento com o seu filme O Túmulo dos Vagalumes. Alguns outros diretores que trabalharam no Studio Ghibli foram Yoshifumi Kondo, Hiroyuki Morita e Goro Miyazaki. O compositor Joe Hisaishi também é um colaborador e compõe todas as trilhas sonoras para todos os filmes de Miyazaki produzidos pelo Studio Ghibli.

O Studio Ghibli já produziu dezessete filmes começando por Laputa, Castle in the Sky em 1986. Seguido por Grave of the Fireflies em 1988; My Neighbor Totoro em 1988; Kiki’s Delivery Service em 1989; Only Yesterday em 1991; Porco Rosso em 1992; Pom Poko em 1994; Whisper of the Heart em 1995; Princess Mononoke em 1997, My Neighbors the Yamadas em 1999; Spirited Away em 2001; The Cat Returns em 2002; Howl’s Moving Castle em 2004; Tales of the Earthsea em 2006; Ponyo em 2008; Arrietty em 2010 e From Upon Poppy Hill em 2011.

O logo do Studio Ghibli apresenta o grande espírito da floresta, Totoro de Meu Vizinho Totoro também produzido por Miyazaki.

Mei e Satsuki protagonistas de "Meu Vizinho Totoro"
Dezesseis dos filmes receberam retornos positivos tanto financeiros quanto nas críticas. O estúdio ainda produziu vários curtas e comerciais para a televisão, e também o filme para televisão Ocean Waves. Alguns dos filmes do Studio Ghibli já concorreram a diversos prêmios importantes de cinema, mas A Viagem de Chihiro foi o filme que superou todas as expectativas conquistando prêmios, se tornando a obra prima de Miyazaki e o identificador do Ghibli.

Como vocês podem ver o Studio Ghibli é um grande estúdio de animação reconhecido mundialmente. Seus filmes fazem sucesso por onde passam e dificilmente deixam de agradar alguém.

As histórias são bem distintas uma das outras e ao mesmo tempo te dão aquele sentimento de identificação. Sendo o Miyazaki o diretor que mais produz, podemos ver como ele explora diversos temas e estilos de filmes diferentes, algumas de suas produções são totalmente feitas para crianças como Totoro e Ponyo, já outras tratam de assuntos mais complexos e são direcionadas para um público mais adulto. Com isso ele consegue agradar um amplo público, conquistando o coração de quem se identifica com as suas produções.

Porco Rosso piloto de guerra que foi amaldiçoado em forma de porco
Muita gente acha o visual dos filmes estranho, diferente, e seus enredos e personagens, como escuto muitas vezes, “fumados”. O que temos que perceber é que ele trabalha intensamente com a cultura do seu país, Miyazaki explora o folclore japonês, suas lendas, monstros, personagens de livros infantis, histórias antigas, e isso faz com que o público japonês se identifique imensamente com seus filmes, pois muitos daqueles personagens são conhecidos, algumas vezes desde que são crianças. O que nos causa estranheza, para eles é completamente aceitável e eles conseguem captar sinais e referências que nós, ocidentais só entenderíamos depois de procurar o significado, por isso muitas vezes não conseguimos entender algumas partes dos filmes.

O que ele faz é completamente válido, acredito que valorizar a cultura do seu próprio país seja o melhor que um artista possa fazer. E o mais incrível é que as produções do Studio Ghibli conquistaram o mundo, ou seja, ele conseguiu encantar pessoas de todo o mundo com histórias que falam do seu povo e que mesmo por meio de lendas fantásticas, contam a história e os costumes do Japão.

Haku e Chihiro de "A Viagem de Chihiro"
E como isso influencia no cosplay? Bem, o Ghibli começou a fazer sucesso mesmo entre o público cosplayer depois de A Viagem de Chihiro, pois foi o filme que ganhou mais destaque dentre todos. Com esse grande sucesso, que veio juntamente com um Oscar e um Urso de Ouro, as pessoas começaram a buscar pelo criador do filme e acabaram encontrando uma mina de tesouros. A partir daí cosplays dos filmes do Studio Ghibli pipocaram mundo a fora.

E apesar de não serem muito conhecidos, com certeza, se a pessoa não conhece, já viu pelo menos uma imagem do Totoro perdida na internet! Por serem animações e ainda serem japonesas, muitas pessoas tem certos preconceitos achando que são feitos única e exclusivamente para crianças, e assim não procuram conhecer as histórias.

Mas hoje o Ghibli tem ganhado uma popularidade que só vem crescendo, não só cosplays, mas acessórios do universo Ghibli estão podendo ser encontrados por toda parte!

O cosplayer Maxime, que eu entrevistei na matéria sobre crossplay, agora fazendo
cosplay de Howl de "Castelo Animado"
Os cosplays que mais vemos por aí são os de O Castelo Animado, A Viagem de Chihiro, O Serviço de Entregas da Kiki e Princesa Mononoke. Apesar dos designs das roupas serem bem diferentes, por serem inspirados em roupas, principalmente do Japão feudal, são peças muito simples, sem muitos detalhes e estampas, o que facilita e muito o trabalho do cosplayer.

Se vocês repararem no traço dos personagens do Studio Ghibli, irão perceber que eles são bem marcantes, bem característicos. O que é bom porque são rapidamente reconhecidos; e tendo feições tão parecidas, facilita ao cosplayer fazer o seu cosplay, pois os personagens não tem um tipo de rosto específico, é o rosto “personagem do Ghibli”, e apesar desse fato incomodar algumas pessoas, pois os personagens tem “sempre a mesma cara”, pessoalmente, me agrada, pois eu vejo e reconheço como um estilo de traço de desenho do autor, e acho lindo!

Cosplay de Princesa Monoke
Outro ponto são os cabelos, os personagens do Miyazaki geralmente não têm cabelos que sejam um grande desafio ou problema, para o cosplayer, são cores básicas e cortes não muito complexos que dialogam com a simplicidade das roupas.

O que pode dar algum trabalho na hora da produção do cosplay são os acessórios, mas acredito que para o cosplayer que já está acostumado com báculos, serras-elétricas e armas de fogo, alguns dos acessórios dos personagens do Ghibli não serão tão difíceis assim de se fazer. É só questão de pesquisar e saber qual o melhor material para construir o acessório.

E se você está pensando que só adultos fazem cosplay dos personagens do Studio Ghibli, está enganado! Pessoas de todas as idades fazem seus cosplays, pois os personagens são todos tão adoráveis que não importa a sua idade, você simplesmente se identifica com ele e quer produzir o cosplay. E isso é uma das coisas que eu acho mais incrível sobre os cosplayers fãs do Studio Ghibli, pois encontramos crianças que fazem cosplay de personagens já adultos, e adultos que fazem personagens crianças.

Cosplayer de "Ponyo" ilustrando novamente o que foi mencionado acima, fazendu um cosplay
de personagem criança
O que torna tudo bastante interessante e divertido, pois existe certa liberdade na hora de escolher os personagens, até porque dependendo do filme, muitas vezes você nem é identificado nos eventos. Mas o cosplay estando bem feito, chama a atenção de qualquer jeito!

Nos EUA o Ghibli é bastante conhecido devido à parceria deles com a Disney, por isso nas convenções o número de cosplayers que fazem cosplays dos personagens do Ghibli é maior, assim como o reconhecimento. Deve ser bastante gratificante ter seu personagem reconhecido, mesmo quando o filme não é aquele que faz mais sucesso, e isso não só com o Studio Ghibli, mas com qualquer produção, ter seu cosplay reconhecido é sempre bom!

Arrietty, a pequena, mas corajosa heroína
Alguns personagens já fazem tanto sucesso que além das suas versões como são apresentadas nos filmes, tem adaptações de roupas para várias versões. Meninas que fazem vestidos caracterizados com algum dos personagens fofos do Ghibli, principalmente do Totoro, Kigurumis Pj’s que são aqueles pijamas em formato de bichinhos, e já vi até maids na versão de algum personagem do Studio Ghibli. E isso é muito legal, pois esse tipo de manifestação acontece quando os personagens começam a ganhar um alto nível de popularidade, e também pode influenciar outras pessoas que não gostam tanto de fazer o cosplay em si, para que elas façam essas adaptações a seus gostos e curtam os eventos caracterizados de seus personagens favoritos!

Vestido de Totoro em evento
Eu dediquei essa coluna cosplay ao Studio Ghibli, porque além de eu ser fã das obras do Miyazaki desde que eu me entendo por gente, eu queria que os meus leitores que não conhecem os trabalhos do Studio Ghibli passassem a conhecer e procurassem os filmes, e, é claro, que os leitores que já conhecem as obras do Ghibli se sentissem estimulados a produzirem um cosplay dos seus personagens favoritos!

Os personagens não tem um padrão de roupas ou acessórios, por isso não posso dar características concretas como sendo um estilo geral de cosplay, cada personagem de cada animação tem roupas, cabelos, acessórios e tudo mais diferentes um dos outros, então dependendo do personagem escolhido o cosplayer tem que estudá-lo e achar as melhores soluções para produzi-lo. E vocês já sabem, qualquer dúvida é só me mandar uma mensagem que eu terei o maior prazer em ajudá-los!

Makkuro Kurosuke, os famosos bichinhos de fuligem
Eu só posso dizer uma coisa, assistam aos filmes! Eles são apaixonantes! São histórias de aventuras e coragem sempre com um toque surreal que faz com que você mergulhe nesse universo tão único! Eu tenho certeza que você vai se identificar com algum personagem e vai querer fazer cosplay dele!


Espero que vocês tenham gostado de conhecer um dos mais famosos estúdios de animação do mundo, suas obras tão particulares e as criações de um dos maiores mestres da animação, Hayao Miyazaki.

O mestre Hayao Miyazaki
Aqui está uma lista de todos os filmes produzidos pelo Studio Ghibli e seus títulos originais, em inglês e em português. Para outras produções do Miyazaki ou demais trabalhos do Ghibli tem uma lista completa na Wikipédia.

Tenkū no Shiro Rapyuta – Laputa, Castle in the Sky – Laputa, O Castelo no Ar (1986)
Hotaru no Haka – Grave of the Fireflies – O Túmulo dos Vagalumes (1988)
Tonari no Totoro – My Neighbor Totoro – Meu Vizinho Totoro (1988)
Majo no Takkyūbin – Kiki’s Delivery Service – O Serviço de Entregas da Kiki (1989)
Omoide Poro Poro – Only Yesterday – Only Yesterday (1991)
Kurenai no Buta – Porco Rosso – Porco Rosso (1992)
Umi ga Kikoeru – Ocean Waves – Ocean Waves (1993) – Filme para TV
Heisei Tanuki Gassen Ponpoko – Pom Poko – Pom Poko (1994)
Mimi o Sumaseba – Whisper Of The Heart – Sussurros do Coração (1995)
Mononoke Hime – Princess Mononoke – Princesa Mononoke (1997)
Hōhokekyo Tonari no Yamada-kun – My Neighbors the Yamadas – Meus Vizinhos os Yamadas (1999)
Sen to Chihiro no Kamikakushi – Spirited Away – A Viagem de Chihiro (2001)
Neko no Ongaeshi – The Cat Returns – O Reino dos Gatos (2002)
Hauru no Ugoku Shiro – Howl’s Moving Castle – O Castelo Animado (2004)
Gedo Senki – Tales of the Earthsea – Tales of the Earthsea (2006)
Gake no Ue no Ponyo – Ponyo – Ponyo, Uma Amizade que veio do mar (2008)
Kari-gurashi no Arietti – Arrietty – Arrietty (2010)
Kokuriko-zaka Kara – From Up on Poppy Hill – From Up on Poppy Hill (2011)

Encontrei um portal brasileiro atualizado com notícias sobre o Studio Ghibli, visitem!

http://site.studioghibli.com.br/

Não se esqueçam de curtir a página do Toku Bahia no facebook e sigam-nos no twitter @TokuBahia!

Para maiores informações ou se quiserem bater um papo comigo sobre a coluna cosplay, próximos posts, sugestões e dicas, é só me seguir no twitter @marshmalloworld!

And Let’s Cosplay!

My Instagram