4 de outubro de 1987 marcou a televisão com a estréia de Kamen Rider Black, a oitava série da franquia Mega-popular que começou em 1971. A nova série não só mostrou o estado dos efeitos especiais, mas também os monstros realistas das Indústrias Rainbow. Kamen Rider Black se coloria no topo com a atmosfera sombria, pesada e dramática de sua trama, que jamais seria batida. Por outro lado, Kamen Rider Black foi marcado pelas cenas de ação super rápidas e algumas das melhores coreografias da Japan Action Club. A trilha sonora de Kamen Rider Black é uma das melhores da TV Japonese até essa data. Os sons realmente levaram o programa a frente assim como Uchuu Keiji Gavan, da Toei – Hiper e Emocionante. Como os programa para crianças dos Estados Unidos, Captain Power, Kamen Rider Black integrou uma linha de brinquedos chamada TV Power Series. No Brasil, foi a primeira série "Rider" a dar as caras, e acabou se tornando um ícone da cultura pop nacional e até hoje é lembrado por todos que viveram a "Geração Manchete" em 1991.
'Black Kamen Rider' ou Black Man (como foi conhecido aqui no Brasil) e sua moto a Battle Hooper. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Kotaro Minami ficou conhecido no Brasil como Issamu Minami. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Os Gorgons: Bishum, Darom e Baraom. No Brasil eram: Pérola, Danker e Baraom. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Shadow Moon. Um dos mais icônicos vilões de todos os tempos. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Kaijin Águia foram um dos que apareceram na série. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Kaijin Lagarto. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Kaijin Tartaruga de Pedra. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Tauros (Birgenia). O lendário guerreiro da Espada Satã. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Kamen Rider Black em ação!. A imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Danker, Black e Shadow Moon. A Imagem é cortesia da TOEI Company LTD. |
Nada mais me deu aquele sentimento que eu tinha naqueles tempos douradas quando eu dirigia a uma JBC Vídeo toda semana em 1987 para alugar aquele VHS para ver o próximo episódio. Eu memorizava cada nota de cada música e me lembro de todos os comerciais que as tocavam. Naqueles dias era bem mais difícil divulgar seu programa favorito. Em Chicago não tinha nenhuma G-Fest, convenções Anime Central ou Pony Toys. Então tudo que podia ser ajuda em pequenas lojas de produtos Japoneses era um tesouro.
Um dos meus melhores amigos, Frank Kurtz, tinha uma loja de revistas em quadrinhos naquela época e conseguiu alguns brinquedos para mim. Eu fui sortudo em conseguir encomendar CD’s através da boa e velha JBC Vídeo. Exatamente, eu sou a personificação geek quando se trata de Kamen Rider Black. Eu ainda tenho um pacote de chicletes de de Kamen Rider Black intacto, que está agora petrificado. Um dia eu serei sortudo o suficiente para conseguir um autógrafo de Tetsuo Kurata.
Matheus Salvi (Fã Brasileiro)
Kamen Rider Black, foi sem dúvida um dos grandes heróis que já passaram no Brasil. ele foi um marco ao trazer uma história que divertia e era bem elaborada. Até então não se tinha conhecimento dos Kamen Riders. A Geração Manchete, formada por fãs da TV Manchete, que foi a casa dos Tokusastu no Brasil durante anos. Em meados de 1993, já passava animes. Tinha programas que só passavam animes e tokusatsu. Foi assim até seu encerramento em 1998. A
Manchete (para mim) foi diferenciada por ser a única a conseguir desbancar a Globo em telenovelas, como Pantanal, Ana Raia e Zé Trovão; a além de ter uma excelente equipe esportiva: Márcio Guedes e João Palomino
André Cruz (Outro fã Brasileiro)
Black é o primeiro rider a tender para uma temática mais séria, na época foi muito importante para trazer a atenção do público mais velho para a série. A característica séria está presente até hoje na série, em menos escala, mas está.
Pode-se dizer que ele é o primeiro a trazer a reflexão de o que é o significado de ser um super humano, um monstro-herói. Além da seriedade na aura da série que foi magistralmente herdada por alguns riders da era heisei como Agito e Faizu, o black trás também a tona como está o psicológico de kotaro, e como ele luta desesperadamente para salvar o irmão e como difícil é para ele no fim da série ter que matá-lo.
Acho interessante esse lado do rider mostrado na série. Ele não é só mais uma personificação de virtude (como fica no Rx) ele tem super poderes como destruir uma porta de aço com um karate chop, mas também tem medo não conseguir salvar seu irmão que tanto ama. Essa preocupação com Nobuiko e a forma que Kotaro a trata em suas lutas pra mim é oque torna ele mais diferente.
CD's originais de Kamen Rider Black que foram comercializados no Japão. |
Coleção de sucessos do Kamen Rider Black e Trilha Sonora Original |
Coleção de brinquedos de Kamen Rider Black e Black RX |
Battle Hopper. Hoje é artigo de colecionador |
Gostou da matéria? Sugira nos comentários qual Tokusatsu deve ser o tema da nova coluna.