Matéria postada em 25 de Fevereiro de 2013. Revisada em 24 de Setembro de 2015.
A TV da década de 80
Tudo começa em meados da década de 80, infelizmente se você tem menos de 20 anos, não vivenciou o impacto que a série trouxe para os brasileiros, mas provavelmente sabe que Jaspion é um dos seriados japoneses mais reverenciados por aqui.
Jaspion, o "Fantástico" ícone do Tokusatsu no Brasil - Foto: Reprodução internet |
Como tudo começou
Parafraseando um outro autor de um artigo sobre Jaspion, "No Brasil nunca foi preciso muita coisa para transformar uma ideia em sucesso. Reality-shows, desenhos animados, animes, redes sociais e qualquer outro gênero de entretenimento geralmente explodem no país graças um único grande título. Com os os tokusatsus não pôde ser diferente."
Miya e Anri acompanharam Jaspion em suas aventuras - Foto: Reprodução internet |
Em meados de 1985, um sr. conhecido como Toshihiro Egashira dono de uma locadora de vídeo situada no Bairro da Liberdade, teve a idéia de comercializar VHS's do gênero Tokusatsu, ele percebeu que em sua locadora a demanda pela locação de fitas era alto e viu ali um mercado atrativo. Aproveitando desse mote inicial, Toshiro viajou até o Japão trazendo duas séries inéditas: Changeman e Jaspion. Posteriormente ele fundou a conhecida Everest Video. Primeiramente para locação e para depois migrar para as telinhas.
O Fantástico Jaspion - Foto: Reprodução internet |
O "Boom" do Tokusatsu no Brasil
O pontapé inicial já havia sido dado. Jaspion e Changeman proporcionaram a vinda de outros Tokusatsus e chegou uma epóca em que mais de 10 programas estavam no ar, paralelamente no Japão apenas 2 ou 3 por ano. O medo de saturar era evidente por parte dos japoneses, mas o público brasileiro estava sedento por mais e mais.
Jaspion duela com seu o arqui-inimigo MacGaren - Foto: Reprodução internet |
Jaspion, o ouro dos Tokusatsus
Jaspion virou um fenômeno! De todas as coisas mais mirabolantes e fantásticas que apareceram por aqui com certeza a mais marcante delas foi o "Circo Show". Quando Toshiro comprou as séries com a Toei Company ele trouxe na "bagagem" as roupas dos heróis para ajudar na promoção da série. O Circo rodou o país cativando crianças e marcando uma geração.
Gouryu (Gillaule no original), Zampa (Zanba no original), Iki e Purima (Prima no original). Formando os Quadri Demos do MacGaren (Mad Galant no original) - Foto: Reprodução internet |
Hikaru Kurosaki o eterno Jaspion - Foto: Reprodução internet |
A História da série
Jaspion ou "Kyojuu Tokusou Jaspion" como é conhecido no Japão, pode ser traduzido como "O investigador de monstros Juspion". Uma junção das palavras "Justice" e "Champion". Mas para facilitar a pronuncia, ele ficou conhecido por aqui como Jaspion mesmo. Originalmente produzida em 15 de Março de 1985 com um total de 45 episódios.
Gigante Guerreiro Daileon! - Foto: Reprodução internet |
Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo (metal Ejinium); a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss. Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.
Vale a pena conferir "Jaspion"?
O mais leigo ao se deparar com "Jaspion", enxerga ali uma série precária e de segunda categoria. Mas, no momento em que o telespectador se desprende dessa visão prévia, ele mergulha num universo fantástico e dali só irá sair depois que a história for concluída.
Box e Latão lançados pela Focus Filmes. Um item de colecionador - Foto: Reprodução internet |
Aos pequenos, a imagem do herói que a tudo salva fica marcado na memória. Aos adultos, a mensagem de superação e companheirismo somadas a uma história de ficção científica sem complicações gera reflexão e relaxamento.
Hiroshi Wataria fazia o papel de Boomerman que ao lado de Jaspion combatia o grupo de MacGaren - Foto: Reprodução internet |
Matéria escrita por Raphael Maiffre com material das seguintes fontes: Jbox e Next Conqueror.<