Olá pessoal! Acho que a partir dessa semana a coluna cosplay deve sair toda sexta voltando às postagens normais! Estou sentindo falta de escrever para o Mega Hero!
Como na semana passada nós tivemos a comemoração do Dia do Orgulho Nerd no sábado lá na Livraria Cultura do Salvador Shopping, vou fazer uma pequena análise do evento para ter um feedback de quem participou, e para quem não pode ir dessa vez possa saber o que foi que rolou por lá!
O Dia do Orgulho Nerd é um dia em que a cultura geek/nerd pode ser propagada e comemorada, também conhecido como “Dia da Toalha”, graças aos fãs da série “O Guia dos Mochileiros das Galáxias”, foi criado pelos fãs de Star Wars para que nesse dia amigos e pessoas com gostos em comum pudesse reunir-se para celebrar.
No dia 25 de maio as Livrarias Cultura por todo o Brasil decidiram comemorar o dia fazendo uma tarde de atrações e tendo como atração principal a exibição de um dos Episódios de Star Wars, mas, felizmente, resolveram agregar um pouco mais da cultura nerd trazendo um pedacinho da cultura pop japonesa, quando resolveram falar também de cosplay.
Palestra cosplay comigo vestida com o meu cosplay de Alice |
Quando finalmente o dia chegou e as preparações foram muitas, e apesar de alguns problemas técnicos no começo eu estava feliz de ver as pessoas chegando para o evento trazendo as suas toalhas penduradas nos ombros, trazendo amigos que não era cosplayers e/ou nem conheciam a cultura, vendo pessoas que claramente não eram do meio entrando para assistir e conhecer e vendo vários dos cosplayers que sempre encontro nos eventos chegando para prestigiar um colega que estava ali para falar de um universo que eles já conhecem muito bem.
Bate-papo com Giovana e Andressa |
Nessa segunda parte tentei fazer com que os presentes fizessem uma reflexão sobre assuntos como respeito aos cosplayers, relações entre cosplayers, como funciona um evento para um cosplayer, que são assuntos bastante atuais e que têm sido discutidos na cena cosplay e, é claro, falando um pouco sobre o primeiro cosplay, dando dicas e incentivando a todos para que se animem e façam os seus cosplays!
Uma boa conversa com muitas discussões interessantes com as cosplayers convidadas! |
Foi bastante legal e enriquecedor e acredito que no futuro possamos até fazer uma mesa redonda com cosplayers para debater esse tipo de coisa, essas discussões só tem a acrescentar. Espero realmente fazer mais encontros desse tipo.
Público participativo e presente! |
Depois do desfile todos os cosplays foram receber uma salva de palmas do público, que invadiu o palco para tirar fotos onde a luz era melhor, assim o palco ficou tomado de uma mistura de cosplayers e público que brincavam, tiravam fotos e faziam um pouco de bagunça, mas isso faz parte e foi muito bom ver que todos que estavam ali estavam felizes e participando.
Foi bom de ver a resposta do público otaku em uma palestra, todos se comportaram muito bem, apesar da fama de bagunceiros, sim houveram interrupções e comentários durante a palestra, algumas vezes tive que pedir silêncio por causa da dispersão, mas se você tira essa espontaneidade do otaku, a palestra não estaria sendo dada para o mesmo público! Essa interessa é sim muito legal desde que seja feita com respeito e que saibam a hora de brincar e a hora de ouvir! Fiquei contente de ver que o público já pode sentar e ouvir palestras, quem sabe não é uma ideia para os eventos daqui?
Cartaz da campanha! |
Eu conversei com o Alex Shinobi, o criador do movimento, e ele me contou um pouco sobre a campanha que vem fazendo.
Mega Hero: Como surgiu a ideia do projeto?
Surgiu a partir do momento que observamos o desrespeito aos Cosplayers nos eventos. Não pela organização do evento em si, mas pelos próprios frequentadores das convenções.
Mega Hero: Porque sentiu necessidade de criar um projeto assim?
Depois de observar um acontecimento um tanto perigoso num evento de São Paulo, um cara random colocou uma Cosplayer dentro de sua própria mala e sentou em cima dela!
Mega Hero: Como foi essa parceria com MCM?
É uma ótima parceria que temos com a MCM são nossos irmãos em parcerias e divulgações e temos muito respeito por nossos brothers.
Mega Hero: O que vocês querem passar para o público otaku com essa campanha?
Que respeitem o Cosplayer quando forem ao evento, não estou dizendo que Cosplay é semideus ou coisa do tipo, mas que os tratem como vocês gostariam de ser tratados, tenho visto muito desrespeito, como alguns que citamos na matéria do site, as pessoas vão para o evento e acham que o Cosplay é funcionário no evento, e não é. Querem tirar fotos a hora que quiser do Cosplay, mesmo que ele esteja comendo ou descansando, brincadeiras e cantadas sem graça também fazem parte dessa lista de atitudes desrespeitosas, existe uma grande diferença entre uma cantada e a total falta de respeito.
Desfile cosplay! E todo mundo torcendo lá no fundo |
“Esse projeto significa mostrar ao publico que tem pessoas que respeitam os cosplayers, que eles não são nenhum tipo de brinquedo. Cosplayer são pessoas iguais a qualquer um, estão ali pra demonstrar que gostam do seu personagem. Não estão ali para ser usado como ‘intimidade.’ Afinal, isso tudo se chama RESPEITO!”
Público invadindo o palco! |
Se quiser conhecer ainda mais da campanha leiam a matéria do 4cosplay!
Respeite você também!
Não se esqueçam de curtir a página do Mega Hero no Facebook e seguir o nosso twitter @MegaHeroOficial!
Para maiores informações sobre a coluna cosplay, sugestões, novidades ou se quiserem bater um papo sobre cosplay é só me mandar um tweet @marshmalloworld ou curtir a minha página Ana Luiza Cosplay no Facebook e tirar qualquer dúvida por lá!
Cosplayers que participaram do evento fechando a coluna da semana! |