Depois de uma sólida introdução do novo universo em "Girls in Trouble", "Gavan vs Dekaranger" dita como serão os próximos filmes dirigidos por Sakamoto dentro da Toei.
A audaciosa missão de criar um universo compartilhado com heróis do panteão de Tokusatsu da Toei é real, Koichi Sakamoto, um dos diretores mais populares do gênero começa a moldar as próximas histórias com um longa metragem honesto e que exalta o melhor dos heróis de spandex e armaduras brilhantes.
Geki (Gavan Type-G) ao lado dos Dekaranger - Foto: Reprodução internet |
Gavan vs Dekaranger (2017) começa pouco tempo depois dos eventos de Girls in Trouble (2017) e traz novamente Geki (Gavan Type-G) o substituto do Gavan original em uma missão ao lado de sua parceira Shelly. O herói desafia o terrível MacGaren (popular vilão de Jaspion) para um combate onde sai bastante machucado e a Detetive é raptada pelo inimigo. De volta à base o herói pede para sua superior uma chance de se vingar do misterioso vilão mas não é autorizado por causa dos danos sofridos em combate. Geki, sem ninguém para ajudá-lo, vai até a Terra encontrar o esquadrão Dekaranger para descobrir quais são os planos de MacGaren.
O crossover que foi um dos mais esperados dentro da comunidade de fãs e que tinha planos para ser lançado somente em home-video, mais tarde acabou indo para as telonas é uma verdadeira aula de como fazer um bom longa metragem de Tokusatsu.
Sakamoto, junto com o roteirista Naruhisa Arakawa (Gokaiger, 2011) traz um filme sólido com uma história muito bem desenvolvida e que aprofunda os personagens de ambas as sagas (Gavan e Dekaranger) de forma que até mesmo aqueles que não acompanharam os mesmos em suas primeiras aventuras se encanta por eles e entende suas personalidades e dramas.
As lutas são bem coreografadas e ousadas e, em diversos momentos, remetem aos seriados dos anos oitenta e noventa onde boa parte dos combates eram com os personagens destransformados e mostrava que para ser um herói não era preciso trajar uma armadura especial. Outro detalhe que não pode passar despercebido é o salto de qualidade no uso de computação gráfica, é notável um investimento muito maior nas cenas com locações fora do planeta terra e na nave do Detetive Espacial Gavan.
MacGaren está de volta! - Foto: Reprodução internet |
Como já comentado em outra matéria aqui no Mega Hero, a proposta dos filmes Space Squad é construir um universo compartilhado com heróis pouco explorados pela Toei atualmente. Gavan vs Dekaranger é recheado de easter-eggs e referências a seriados do passado e personagens que cativaram não só os japoneses como também os brasileiros que vivenciaram o "boom" do Tokusatsu na extinta Rede Manchete. O filme deixa o final em aberto dando múltiplas opções para que sejam contadas outras histórias e resgatados heróis populares das duas franquias, Super Sentai e Metal Heroes apresentadas no início do longa.
Um dos momentos mais interessantes da história é um diálogo entre o novo e velho Gavan que de forma definitiva faz a passagem de tocha entre o clássico herói dos anos 80 para Geki, um substituto à altura. E se você gostou de Girls in Trouble, o longa metragem anterior, Gavan vs Dekaranger abre uma brecha para outras aventuras com as protagonistas femininas.
Fã de Tokusatsu ou não Gavan vs Dekaranger é uma divertida e emocionante aventura para ver e rever quantas vezes quiser. E não se desespere, o futuro do planeta Terra e da galáxia está em boas mãos.
3 comentários
O "Vingadores" da Toei e o Gavan novo se tornou um nick fury / capitão América :v
ResponderExcluirAgora é real, o Jaspion vai voltar !!!!! Soltando foguetes
ResponderExcluirO filme superou expectativas ! As cenas de luta são um show a parte !! A história bem bacana...efeitos muito bons em CG mas ainda falta muito para superar a Tsuburaya e TOHO ...mas filme nota 10 com louvor ! Uma pena que muitos fãs só querem saber do Juspion (Jaspion) e não reparam em outros heróis que aparecem no filme .
ResponderExcluir