Não é novidade que grandes marcas japonesas estão buscando novos consumidores fora da Terra do Sol Nascente. E agora mais uma grande empresa irá entrar na "briga" por uma fatia no mercado.
Podemos dizer que um dos percussores do Tokusatsu e de ícones da cultura pop a ser globalizado foi o Rei dos Monstros. Tivemos filmes produzidos por americanos, quadrinhos, jogos e até mesmo séries animadas. A Toho continua a expandir a marca Godzilla pelo exterior e não deve parar nos próximos anos com o sucesso dos longas produzidos em parceria com a Legendary.
Do outro lado nós temos a Toei Company que desde os anos 90 comercializa suas séries Super Sentai para o exterior com a adaptação Power Rangers e em poucos mercados como Estados Unidos, lança suas séries originais. Mas parece que uma outra gigante do entretenimento quer entrar no ringue.
Chegou a vez do Gigante Prateado
A tradicional Tsuburaya aos poucos vem mostrando ser uma potencial rival para a Toei e Toho fora do Japão. Depois de lançar séries no serviço de stream Crunchyroll e a aguardada série animada pela Netflix, a notória produtora pretende mudar todo o seu panorama dentro do mercado.
As informações que vêm à seguir foram retiradas da License Magazine de Março.
A Starlight Runner Entertainment fechou um acordo com a Tsuburaya Productions Co. LTD. para trazer para o público internacional o icônico e celebrado clássico super-herói japonês Ultraman.
A Starlight Runner é uma empresa de produção localizada em Nova Iorque, especializada em contação de história transmídia, tendo trabalhado com empresas como MIB - Homens de Preto, Coca-Cola, Avatar, Halo, Piratas do Caribe e Tartarugas Ninja.
Em um acordo único, a Starlight Runner irá se juntar com o The Licensing Group para reativar e estender a propriedade através de múltiplas plataformas de mídia com um programa de licenciamento e merchandising baseada em história. Neste papel de Produtor Transmídia, Jeff Gomez e e sua equipe da Starlight Runner irão desenvolver o Story World Mythology para as existentes séries de Ultraman.
Ultraman X, um dos seriados recentes de Ultraman que foram distribuídos internacionalmente - Foto: Tsubraya |
A Starlight Runner foi escolhida pela Tsuburaya como produtora transmídia depois de serem apresentadas para o estúdio pelo agente de licenciamento Danny Simon, presidente da The Licensing Group. A agencia The Licensing Group, localizada em Los Angeles, foi a escolhida pela Tsuburaya para re-introduzir a marca para o mercado norte-americano, para uso em desenvolvimento de grande escala de produtos e categorias como colecionáveis, brinquedos, jogos, publicações, videogames, aplicativos mobile, moda e acessórios. O programa de licença de Ultraman será amparado por distribuição em TV à cabo, streaming e SVOD.
A Starlight Runner irá desenvolver um material exclusivo, Ultraman Story World Mythology depois de um intensivo mergulho de pesquisa em Tóquio. Essa bíblia permitirá o The Licensing Group a atingir a sua missão já que atualmente não existem materiais em inglês sobre o assunto.
A Starlight Runner então fará o apoio criativo para a Tsuburaya e a The Licensing Group, ajudando os parceiros a entender o que faz desta marca única, como o universo de Ultraman funciona e proverá ideias para aproveitar a clássica e massiva história de Ultraman e o mundo dos monstros gigantes, alienígenas, espaço nave e Equipes de Defesa da Terra para criar emocionantes e contemporâneas histórias para o programa de licenciamento internacional.
Os três Ultraman recentes: Rosso, Blu e Geed - Foto: Tsuburaya |
As várias séries clássicas de Ultraman dos anos de 1960 e 1970 estabeleceram aventuras com níveis mais altos de qualidade e esfeitos especiais para o entretenimento infantil através da Tsuburaya, crescendo a demanda para distribuição mundial. A série continua gerando, atualmente, 50 milhões de dólares por ano em brinquedos e merchandise no Japão.
Agora, com o crescente interesse global na cultura pop japonesa, a Tsuburaya juntou-se a Starlight Runner e a The Licensing Group para desenvolver um modelo ideal para criadores e parceiros para então re-introduzir Ultraman e estender a marca através de plataformas multimídias com um novo programa de licenciamento nos EUA e cenário internacional.
0 comentários:
Postar um comentário