Nos últimos anos a DC não vêm dando muito destaque ao Superman quando se trata de adaptações para outras mídias. É possível contar nos dedos quantos filmes animados o personagem teve nos últimos 10 anos, sendo os últimos A Morte e o Retorno do Superman e Superman - Entre a Foice e o Martelo. Agora o personagem ganhou mais um filme, desta vez mostrando seus primeiros dias como heróis.
Superman: Homem do Amanhã é a mais nova animação da DC focada no desenvolvimento de Clark Kent, de um jovem filho de fazendeiros de Smallville, passando pelo estágio no Planeta Diário, e terminando ao se assumir como aquele que vai se tornar o maior herói da Terra, Superman.
A história é simples, porém muito bem contada, e vemos bastante dos dilemas que Clark enfrenta durante seu crescimento. O filme foca mais na vida adulta do personagem, deixando de lado sua infância, porém, mesmo assim, é possível ver todas as questões que sempre afligiram o personagem: saber da onde veio, o que ele é, o que pode fazer, e claro, o medo constante das pessoas descobrirem que ele não é da Terra e o julgarem, ou temerem, por conta disso.
Clark experimentando seu uniforme improvisado - Imagem: Warner Bros. Animation |
Além de mostrar a vida de Clark, o filme também nos apresenta personagens já conhecidos que fazem parte da vida do personagem. Já no início do filme somos apresentada a jovem Lois Lane, uma pós-graduanda que já corre atrás de seus furos de reportagem e claro, já bate de frente com Lex Luthor, que aqui continua sendo o mesmo vilão sem nenhum pingo de remorso que conhecemos. A única diferença é que ele está mais jovem. O filme conta também com a participação de J'onn J'onzz, o Caçador de Marte, que ajuda Clark a entender de fato quem ele e de onde veio.
Como vilões temos ninguém menos do que Lobo e o Parasita, que neste caso é a principal ameaça do filme. O interessante é que estes dois vilões dialogam com uma questão importante no filme: aliens devem ser temidos ou não? Eles são ameaças ou não? Nós os tememos por eles serem apenas diferentes? Essas são questões que Clark pensa durante toda a história e reflete bastante em algumas de suas ações. É muito bom ver os primeiros estágios de desenvolvimento do personagem, e saber que ele passou, e ainda passa, por algumas dúvidas e dilemas.
Caçador de Marte, Lobo e Superman - Imagem: Warner Bros. Animation |
O filme é inspirado no quadrinho Superman: Alienígena Americano, que mostra justamente os primeiros dias do personagem como herói, descobrindo seus poderes, um pouco de sua infância e desenvolvimento de caráter. É um sopro em relação aos filmes que se passavam no universo que foi iniciado com Ponto de Ignição e terminou em Guerra de Apokolips.
O traço do filme também difere bastante dos anteriores, porém, ao meu ver, consegue ser até melhor, pois dá um ar mais de cartoon a animação, o que torna a experiência ainda melhor. Não iria reclamar se as próximas animações seguissem esse estilo, seria muito bom ver algo novo.
Para encerrar, Superman: Homem do Amanhã é uma animação muito tranquila e divertida de ver. Ela é simples e isso a torna magnífica. Para quem gosta do personagem, é ainda melhor. Uma boa adição a lista de animações da DC que devemos ver (e rever).
0 comentários:
Postar um comentário