Já fazem alguns bons anos que eu não resenho sobre um evento. Aliás, acho que poucos aqui sabem mas... eu fazia isso no passado quando comandava uma produtora de Rock aqui em Salvador. Todo final de semana tinha resenha no meu antigo blog... mas isso é um papo para outro dia.
Aconteceu no último final de semana (10 e 11 de Dezembro) o Virada Nerd. Um nome que pode soar familiar para muitas pessoas, afinal esse evento é um projeto que existe desde 2014 no Brasil.
Público do primeiro dia do Virada Nerd em Salvador - Foto: Alexandre Teixeira |
O Virada Nerd foi lançado oito anos atrás pela editora Devir com o intuito de fomentar o cenário Nerd, Geek ou como você quiser chamar. Um evento que acontece simultâneo em várias cidades com atividades relacionadas a quadrinhos, jogos de tabuleiro, cards e colecionáveis.
Além disso, também foi incorporado ao Virada Nerd o Dia do Quadrinho Grátis, que é realizado desde 2016 e promove o incentivo à leitura, distribuindo quadrinhos criados especialmente para a ação. Algo semelhante ao que acontece lá fora com o Free Comic Book Day. Muito bom não é?
Público chegou cedo ao evento no Sábado para a retirada dos gibis no Dia do Quadrinho Grátis - Foto: Alexandre Teixeira |
2022 foi um ano recheado de surpresas para a equipe do Mega Hero, sendo uma delas o convite para realizar o Virada Nerd em Salvador em parceria com a livraria LDM no Shopping Bela Vista. O encontro, que aconteceu nos dias 10 e 11 de Dezembro, teve como norte em todo o circuito de bate-papos, o incentivo à leitura trazendo produtores locais como atração para os painéis.
Primeiro Dia – 10 Dezembro de 2022
Tive o prazer de ser o apresentador dos eventos nos dois dias. E confesso que depois de uma viagem longa para a CCXP22 achava que minha bateria social (e física) estava esgotada e tinha receio de não conseguir passar a empolgação que eu estava para o Virada. Mas aconteceu o completo oposto! Fui recarregado com a energia dos convidados e do público. Já adianto, uma das melhores experiências que eu tive como apresentador e realizador de um evento.
Da esquerda para a direita: Raphael Maiffre, (Apresentador), Danilo Oliveira (Cinesia Geek), Marcelo Vitz e Kiki Bélico (Kosplay) - Foto: Alexandre Teixeira |
O evento começou no sábado às 15h00 com o trio Kiki Bélico (Kosplay), Marcelo Vitz (Finalista do Masters 2022 da CCXP) e Danilo de Oliveira (Cinesia Geek). Um bate-papo que teve como tema central “A evolução dos eventos em Salvador e no Brasil”, dentro da esfera Nerd/Geek.
Muitas histórias foram contadas, experiências em eventos fora de Salvador e o desejo de que nos próximos anos a nossa cidade cresça ainda mais neste segmento. Friso que foi um início de evento muito envolvente, a participação do público com outras lembranças de eventos em Salvador trouxe uma atmosfera nostálgica e divertida. Na hora, me peguei lembrando do primeiro Anipólitan que eu fui na vida. Sim, estamos velhos.
A galera que chegou cedo na LDM para conferir o primeiro painel - Foto: Alexandre Teixeira |
Ah sim! Tivemos o Dia do Quadrinho Grátis antes de começar o evento. A distribuição dos gibis começou às 14h, mas já tinha gente desde a abertura do Shopping esperando o momento para levar um quadrinho para a casa. Uma fila que ia do caixa até a entrada livraria. Incrível!
Kiki Bélico e Marcelo Vitz comandaram o segundo bate-papo do primeiro dia - Foto: Alexandre Teixeira |
Às 16h00 foi iniciado o bate-papo sobre “Cultura Cosplay: Julgando Grandes Eventos” que contou novamente com Kiki Bélico (Jurada do Desfile Cosplay da CCXP22) e Marcelo Vitz. Uma conversa íntima com o público detalhando os desafios em ser um jurado Cosplay, dicas para quem quer investir nesse segmento e claro com um espaço também para falar desse universo que hoje é sim um dos elementos cruciais dentro dos eventos de cultura pop.
Os cosplayers que foram no Sábado (10/12) ganharam brindes especiais enviados pela Devir - Foto: Alexandre Teixeira |
Entre uma atração e outra o público também se divertiu com sorteios de livros, quadrinhos e mimos enviados pela Devir. Infelizmente não consegui levar nenhum pra casa. Esse é um dos problemas em ser realizador do evento... muito triste.
Daniel Cesart e Anderson Shon apresentaram o quadrinho "Estados Unidos da África" - Foto: Alexandre Teixeira |
As duas últimas atrações do dia aconteceram às 17h e 18h respectivamente. A primeira delas contou com a presença do escritor local Anderson Shon e do ilustrador baiano Daniel Cesart. A dupla foi convidada para falar sobre o quadrinho “Estados Unidos da África”, uma obra que está sendo lançada através de financiamento coletivo e traz a figura do Rei Bantu, um super herói africano que conseguiu unificar a África. Anderson e Daniel contaram sobre o processo de criação do personagem, os desafios em se produzir quadrinhos no Brasil e em Salvador e ainda teve um momento de música ao vivo! Aliás, fica aqui o link pra vocês conhecerem o gibi e começaram a apoiar ainda hoje!
Saindo do posto de apresentador para atração, sentei ao lado de Lukas Zdravakov e Kiki Bélico para um bate-papo sobre Power Rangers, mais especificamente os quadrinhos e o universo expandido dos heróis coloridos que completam 30 anos em 2023. Falamos sobre como os gibis ampliaram as histórias que vimos na série de TV, curiosidades sobre os principais arcos já lançados e como artistas brasileiros estão envolvidos nessa história.
Foi um dia e tanto! Mas ainda tínhamos o Domingo para completar esse grande evento.
Equipe do Mega Power Brasil, Raphael Maiffre, Lukas Zdravakov e Kiki Bélico encerraram o primeiro dia do evento com bate-papo sobre Power Rangers - Foto: Alexandre Teixeira |
Segundo Dia – 11 de Dezembro de 2022
Que fique registrado! Eu estava de bermuda no Domingo porque Salvador estava com um calor daqueles. Ok, deixa eu me recompor.
O último dia do Virada Nerd começou às 14h00 com as inscrições para o tradicional desfile cosplay do Mega Hero. A bancada da edição desse ano foi formada por Kiki Bélico, Marcelo Vitz e Sunny.
Às 14h40 deu inicio o primeiro bate-papo do dia. Mauricio Dantas do site Arte-Final HQ e Edimario Duplat (Jornalista que já teve passagem no Bahia Notícias e Jovem Nerd) foram convocados para abrir o evento com o tema “Vida de Colecionador de Quadrinhos”.
Com a LDM lotada, Mauricio Dantas e Edimario Duplat iniciaram o segundo dia do Virada Nerd com um painel sobre colecionismo de gibis - Foto: Danilo de Oliveira |
A conversa, muito descontraída e divertida, abordou o cenário nacional de quadrinhos, colecionismo de forma geral e também um resgate do passado, traçando um paralelo de como era o leitor de antigamente e como ele se encontra nos dias atuais. Abro um parêntese aqui para agradecer ao Edimario que anos atrás me ajudou a retomar o hábito de leitura. E acredito que tanto ele quanto o Mauricio ao final do painel despertaram em vários que estavam no público essa vontade der ler histórias em quadrinhos.
E abriu o Mar Vermelho! Pelo menos foi isso que a Kiki Bélico falou. Às 16h deu se inicio o Desfile Cosplay, com direito a uma passarela na livraria. Cadeiras de um lado, cadeiras do outro, era o momento de conhecer os 18 participantes do desfile. De personagens da Disney indo até o Julius de “Todo Mundo Odeia o Chris”, a atividade gerou sorrisos e aplausos entre o público... que nesse momento parece que triplicou! A livraria estava recheada de curiosos! Afinal não é todo dia que você pode encontrar no mesmo espaço o Ranger Vermelho e Hank de Caverna do Dragão.
Participantes do Desfile Cosplay do Virada Nerd em Salvador - Foto: Danilo de Oliveira |
Vindos de uma galáxia muito, mas muito distante, o Conselho Jedi Bahia! O painel que teve a presença do presidente do conselho Paulo Márcio e os membros Laila Brito e Pedro Barberino foi um dos mais aguardados do Domingo. Dos filmes antigos até os atuais. Das animações até as novas produções do Disney+. Esses foram alguns dos assuntos trazidos pelo trio que também contaram sua relação com a franquia através de filmes e personagens favoritos, uma experiência que vai ficar marcada para quem esteve presente no Virada Nerd.
O Conselho Jedi Bahia marcou presença no Virada Nerd. Da esquerda para a direita: Pedro Barberino, Laila Brito e Paulo Márcio - Foto: Danilo de Oliveira |
Antes do resultado do Desfile Cosplay, três últimas atividades para encerrar o dia. Um Quiz, um Retrato Falado e um bate-papo de encerramento com Alexandre Teixeira e Marcelo Vitz. As duas primeiras atividades contaram com forte participação do público e os premiados levaram para casa figuras de ação enviadas pela parceira do evento, a Hasbro Brasil. Com a galera eufórica para o resultado do Desfile, Alexandre e Marcelo trouxeram um bate-papo para acalmar os ânimos, onde foi abordado o mercado de leitura digital e como o hábito do leitor mudou nos últimos anos.
A premiação das atividades lúdicas ficou por conta da Hasbro Brasil que levou figuras de ação incríveis! - Foto: Danilo de Oliveira |
Às 18h40 (pontual esse pessoal heim?), tivemos o resultado do Desfile Cosplay. Andressa de Gyuu Tomioka de Demon Slayer ficou no terceiro lugar, Rafael Esteves como Jason, o Ranger Vermelho de Mighty Morphin Power Rangers no segundo lugar e Lix de Kanna Kamui de Maide Dragon ficou com o primeiro lugar. Todos levaram para casa prêmios enviados pela Devir, Hasbro Brasil e Mega Hero. Uma lembrança que com certeza irá ficar na memória de todos.
Alexandre Teixeira e Marcelo Vitz encabeçaram o último painel do Virada Nerd em Salvador - Foto: Danilo de Oliveira |
O Virada Nerd 2022 foi uma grande experiência! É gratificante encerrar um evento com sensação de que todo mundo que estava ali saiu satisfeito de alguma maneira. Gostaria de parabenizar a livraria LDM por ter abraçado esse projeto, por confiar nessa parceria com o Mega Hero e pela Devir em acreditar que Salvador tem um forte público engajado nessa vertente da cultura pop. E caso pensem em um Virada Nerd para 2023, estaremos aqui prontos para mais uma aventura!
Da esquerda para a direita: Kiki Bélico (Jurada), Andressa (3º lugar), Lix (1ª lugar), Sunny (Jurada), Rafael (2º lugar) e Vitz (Jurado) - Foto: Danilo de Oliveira |
0 comentários:
Postar um comentário